IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ex-integrante do governo Alckmin falta em audiência sobre caso Alstom

05/11/2013 17h35

O engenheiro Pedro Pereira Benvenuto alegou compromissos pessoais para não comparecer, nesta terça-feira, 5, em audiência pública na Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de São Paulo. Ex-secretário-executivo do conselho gestor de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Secretaria Estadual de Planejamento, Benvenuto é suspeito de vazar dados confidenciais do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para uma empresa de consultoria investigada pela Polícia Federal (PF).

Uma hora antes do início da audiência, o ex-secretário comunicou aos integrantes da comissão, por meio de uma carta, que não poderia comparecer. "O convidado, depois de responder que viria, apresentou como justificativa o fato de já ter outros compromissos pessoais agendados para essa data. Trata-se de um desrespeito com essa Casa. O convite foi feito mediante acordo entre oposição e governo", afirmou o presidente da comissão, deputado estadual Alencar Santana Braga (PT). O parlamentar petista disse que o convite será reiterado.

Recai sobre Benvenuto a suspeita de ter relações com o consultor José Fagali Neto, que teria intermediado o pagamento de propina da empresa Alstom para políticos durante os governos do PSDB. A Alstom é fornecedora do Metrô e da CPTM.

O ex-secretário teria frequentado o escritório de Fagali Neto entre 2006 e 2007, quando, supostamente, teria repassado informações privilegiadas ao consultor. Braga afirmou que a ausência de Benvenuto não condiz com o discurso do governo tucano, de querer esclarecer os fatos. A bancada do PT cogita a possibilidade de trocar o convite por uma convocação.

Durante a audiência, o deputado Dilador Borges (PSDB) acusou Braga de desrespeitar o regimento da Assembleia ao iniciar a sessão sem quórum e depois do prazo permitido. O petista rebateu ao dizer que o tucano não estava presente no início da sessão para fazer tal acusação.

O único requerimento votado na comissão foi rejeitado por cinco votos a três. De autoria da deputada Telma de Souza, o item propunha que fosse agendado, na comissão, debate sobre a construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá, no litoral paulista. A obra foi anunciada recentemente pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Leia mais:

Corregedoria investigará procurador do caso Alstom

Procurador-geral cobra demora do MPF em cooperação no caso Alstom

Alstom pagou propina para receber da Eletronorte, diz "Veja"

Alckmin diz que investigará uso de lobista pela Alstom no Metrô e CPTM