IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Confiança do empresário cai 2,8% em fevereiro frente a janeiro

06/03/2014 10h55

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 2,8% em fevereiro na comparação com janeiro, descontando-se os efeitos sazonais, informou nesta quinta-feira a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O recuo foi o maior dos últimos seis meses. A piora na avaliação das condições econômicas correntes foi a maior responsável pela variação negativa.

Todos os três subindicadores do Icec recuaram entre janeiro e fevereiro, na série dessazonalizada. Nessa base de comparação, a percepção das condições atuais caiu 3,2%, ao passo que as expectativas e a intenção de investimentos tiveram queda de 2,7% cada uma. No caso das expectativas, o indicador registrou o menor patamar desde setembro de 2012.

Na comparação com fevereiro do ano passado, a confiança do comércio caiu 5,3%. As condições atuais tiveram queda de 9,6%, enquanto as expectativas e a intenção de investir recuaram 4,7% e 2%, respectivamente.

"As próximas leituras do Icec serão fundamentais para sinalizar se a recuperação do ritmo das vendas iniciada no segundo semestre de 2013 já se esgotou ou não", informou a CNC.