IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Confederação do comércio reduz projeção de alta do varejo em 2014

15/05/2014 19h30

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou para baixo, de 5,3% para 4,9%, a projeção de aumento no volume de vendas do comércio varejista para 2014. No ano passado, as vendas cresceram 4,3%.

A revisão foi motivada pelo recuo de 0,5% no volume de vendas do varejo restrito (que não inclui carros, autopeças e material de construção) em março em relação a fevereiro, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para abril, a expectativa da Confederação é de que o volume de vendas do varejo restrito suba 0,5%, ante março.

Na análise da CNC, apesar da conjuntura favorável ainda observada no mercado de trabalho este ano, a persistência inflacionária e o custo crescente do crédito devem continuar a afetar o varejo. Esses fatores frearam o ritmo de vendas nos primeiros meses de 2014, após um período de recuperação do nível de atividade do setor, observado na segunda metade de 2013.

O segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, deve seguir forte neste ano, ajudando a arrefecer a desaceleração do varejo em 2014.