IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Receita de serviços aumenta 4,6% em julho, aponta IBGE

16/09/2014 09h47

A receita nominal do setor de serviços cresceu 4,6% em julho na comparação com igual mês de 2013. A taxa foi inferior à verificada em junho, quando o indicador subiu 5,8%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento de receita do setor é o menor desde o início da série histórica da pesquisa, em janeiro de 2012.

Com o resultado, a receita nominal de serviços avançou 7% no ano até julho. Em 12 meses, houve alta de 7,6%, indicando uma desaceleração em relação ao resultado observado em 12 meses imediatamente anteriores, até junho, quando o índice subiu 8%. Ambos os percentuais também são os menores da série.

Em julho, os serviços prestados às famílias registraram crescimento de 5,4%; os serviços de informação e comunicação, de 2,1%; os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 7%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 4,6%; e outros serviços, de 8,3%.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram).