IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Fibria tem recorde histórico de vendas para um terceiro trimestre

22/10/2014 08h36

A Fibria, maior produtora mundial de celulose de eucalipto, destacou em relatório que acompanha o balanço financeiro do terceiro trimestre que registrou recorde de vendas para o período, com 1,37 milhão de toneladas, alta de 5% na comparação anual. Frente ao segundo trimestre, a expansão foi de 3% diante do maior volume vendido para a América do Norte. Os estoques de celulose encerraram o trimestre em 50 dias, nos mesmos níveis de períodos de vendas elevadas.

Conforme a companhia, historicamente, as vendas no intervalo costumam ser afetadas negativamente pelas férias no Hemisfério Norte ? que é marcada por período de manutenção nas fábricas de papel europeias. "Porém, conforme antecipado no trimestre anterior, a demanda por celulose de eucalipto se manteve a níveis bem acima da sazonalidade em todos os mercados, sendo o mercado chinês o destaque do terceiro trimestre", informou.

De julho a setembro, a produção de celulose da Fibria totalizou 1,345 milhão de toneladas, alta de 6% ante o segundo trimestre por causa do menor impacto das paradas programadas para manutenção e maior número de dias de produção. Frente ao terceiro trimestre do ano passado, a produção ficou estável.

O custo caixa de produção da matéria-prima no trimestre foi de R$ 502 por tonelada, 10% abaixo do registrado no segundo trimestre, por causa do menor impacto das paradas programadas para manutenção. Na comparação anual, esse custo permaneceu estável uma vez que "os maiores custos com madeira foram compensados pelo melhor resultado de utilidades".

Com a exclusão dos efeitos das paradas, o custo caixa de produção de R$ 478 por tonelada apresentou queda de 2% e 1% em relação ao segundo trimestre e ao terceiro trimestre de 2013, respectivamente. "A companhia está preparada para enfrentar qualquer cenário adverso no que tange à possibilidade de racionamento de energia elétrica em 2014, tendo em vista que é autossuficiente. Nos nove primeiros meses de 2014, a Fibria produziu 116% da energia necessária para o processo de produção de celulose", informou.