IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FHC reconhece ações do PT pelo Nordeste, mas rebate críticas

23/10/2014 15h41

Em entrevista concedida hoje à Rádio Jornal de Pernambuco, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) admitiu que o PT fez mais pelo Nordeste, mas criticou a tática do partido de demonizar os adversários.

"Não tenho dúvidas de que o PT deu mais atenção ao Nordeste", diz FHC, que remete as ações à conjuntura econômica de 2004 a 2009, que, segundo ele, trouxe prosperidade e mais possibilidade de ampliar programas. "Mas o primeiro programa contra a seca na região foi meu", lembra.

O ex-presidente fala também sobre as constantes críticas que vem sofrendo pelo PT a respeito de seu governo. "Eles [PT] usam uma ideia de desconstrução do passado. Isso se tornou uma obsessão do PT e do presidente Lula", comenta. "Fico muito triste com a presidente Dilma, porque a acho uma pessoa mais íntegra".

Recentemente, FHC vem sendo acusado pela presidente Dilma Rousseff por ter quebrado o país três vezes, . "O que aconteceu foi que nós [governo do PSDB] acabamos com a moratória, restabelecemos o fluxo nacional e pedimos dinheiro ao FMI, que é mais barato, para permitir que o governo Lula conseguisse colocar o resto em ordem", defende.

Logo no início do programa, o apresentador questionou o ex-presidente sobre a falta de água no prédio que ele mora, em Higienópolis, área nobre em São Paulo. "Como moro em prédio, eles guardam água aqui. Nunca sofri com falta de água", diz.