IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BNDES lança política operacional e novas taxas em janeiro de 2015

23/12/2014 16h20

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, apresentou nesta terça-feira os detalhes da nova política operacional do banco, que passa vigorar em janeiro de 2015.

Segundo Coutinho, os setores de infraestrutura, transporte coletivo, saneamento básico, inovação e gestão pública estão entre as novas prioridades do banco e receberão melhores condições de financiamento.

Coutinho destacou que a nova política consiste na intensificação de mudanças que já estavam em curso durante o ano. "São mudanças para poupar recursos [referenciados] em TJLP [Taxa de Juros de Longo Prazo], ampliar a participação de crédito a custo de mercado e ajustar a operação do banco às condições da nova política macroeconômica", disse o presidente do banco.

Coutinho afirmou que na nova política as micro, pequenas e médias empresas continuam prioritárias com relação ao uso de recursos referenciados pela TJLP e continuarão tendo melhores condições de acesso ao BNDES. Para as demais atividades, o banco preservará uma fatia de recursos em TJLP, mas ampliará recursos captados a preços de mercado. "É um processo de ajuste com racionalidade, preservando a política de desenvolvimento do país", disse Coutinho.

A nova política do BNDES, segundo Coutinho, deverá restringir a participação do banco nos financiamentos, dependendo do grau de prioridade do projeto. Naqueles considerados prioritários, a participação será limitada a 70% do valor do projeto com spreads entre zero e 1,5%.

Em projetos de prioridade intermediária, a participação será limitada a 50% em TJLP com spreads de 1,2% a 1,5%. Já nos financiamentos de prioridade menor, a participação máxima será de 30%, com spreads de até 2%.

De acordo com Luciano Coutinho, a nova política do BNDES e as novas taxas foram aprovadas pela equipe econômica de transição. Os financiamentos aprovados neste ano seguirão as taxas anteriores.