IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa inicia pregão em queda, com Petrobras e Vale

26/01/2015 10h30

O Ibovespa inicia a semana em queda de 1,24%, para 48.171 pontos. Nesta segunda-feira, o mercado digere a vitória do partido oposicionista Syriza na Grécia. O Syriza deseja renegociar as medidas de austeridade, tomadas em contrapartida pela ajuda internacional. Caso haja um impasse com a União Europeia, a Grécia poderia perder sua ajuda internacional ou até deixar a zona do euro, o que pesa sobre os índices futuros dos Estados Unidos.

Outra notícia negativa para a Bovespa nesta segunda é a queda do petróleo, diante do aumento da incerteza na Europa e do fato de que há poucas evidências de mudança política na Arábia Saudita. Há pouco, o Brent para entrega em março caía 1,5%, a US$ 47,98 o barril na plataforma ICE, em Londres, enquanto o WTI para março recuava 1,45%, a US$ 44,90 o barril na New York Mercantile Exchange (Nymex). O petróleo já caiu mais de 55% desde junho passado, com o cenário de oferta abundante e demanda mais fraca, particularmente na Europa. Petrobras sente e recua. As ações da empresa estão entre os destaques de queda, com perda de 1,7% para as PN e de 1,99% para as ON.

Vale também é destaque de baixa. A ação PNA recua 2,67% e a ON cai 2,19%. Bradespar, que tem Vale na carteira, perde 3,10%, na maior queda do índice neste abertura. A agência de risco Standard and Poor's rebaixou o rating d Vale de "A-" para "BBB+" na última sexta-feira. O corte reflete a expectativa de que o perfil de risco financeiro da mineradora enfraquecerá nos próximos dois anos. Também reflete as novas projeções da S&P para o preço do minério de ferro, que foram reduzidas.