GM no Brasil tem queda de 18,2% nas vendas no primeiro trimestre
A General Motors (GM) anunciou queda de 18,2% nas vendas de veículos no Brasil no primeiro trimestre de 2015, com uma redução de 137 mil para 112 mil no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Segundo a companhia americana, "a indústria automobilística brasileira foi significativamente impactada pela deterioração do real, desaceleração econômica e falta de confiança dos consumidores, juntamente com excesso de capacidade". A indústria automotiva brasileira como um todo vendeu cerca 700 mil veículos no primeiro trimestre, queda de 17% em comparação com o período correspondente em 2014.
Para fortalecer as operações da companhia no Brasil e aumentar a competitividade, a montadora formulou um plano que inclui otimizar o portfólio de produtos, ajustar os preços dos veículos para compensar a exposição cambial e a reestruturação de custos e atividades. A General Motors entende, porém, que a situação adversa deve permanecer até o fim de 2015.
A receita líquida da operação sul-americana também apresentou significativa queda no primeiro trimestre de 2015, passando de US$ 3,02 bilhões para US$ 2,09 bilhões, um recuo de 30,8%. Além da redução das vendas no Brasil, a correção cambial por conta da hiperinflação da Venezuela puxou o resultado para baixo.
Em volume, as vendas no Brasil corresponderam a 62,5% dos 179 mil veículos comercializados pela GM na América do Sul entre janeiro em março deste ano.
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