IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar amplia alta frente ao real e sobe mais de 2%

30/11/2015 15h26


O dólar ampliou a alta frente ao real após a normalização dos negócios no mercado futuro de dólar e o fechamento da taxa Ptax, que será utilizada para a liquidação dos contratos de derivativos cambiais que vencem amanhã.

Às 15h20, a moeda americana subia 2,27% cotada a R$ 3,9080. O movimento de rápido avanço do dólar fez disparar ordens de limite de perdas (o chamado "stop loss", no jargão do mercado) que acentuaram a valorização da moeda americana e levou muitos investidores a encerrar posições vendidas em dólar.

Pela manhã, a BM&F suspendeu a negociação no mercado futuros de dólar e outros derivativos cambiais, cujas cotações ficaram paralisadas das 11h15 às 12h10. Segundo a bolsa, a suspensão das negociações decorreu de problemas técnicos.

O mercado reage ao cenário político negativo, com o governo sendo obrigado a anunciar o contingenciamento de gastos após não conseguir aprovar a revisão da meta de superávit primário para este ano.

O governo reportou hoje déficit de R$ 11,53 bilhões do setor público consolidado em outubro, o que piorou o déficit em 12 meses para 0,71% do PIB.

Além da incerteza em relação ao cenário fiscal, aumenta o temor de que os problemas no banco BTG Pactual, após a prisão do seu sócio controlador André Esteves na semana passada, possam impactar o sistema financeiro.