IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Temer nega mal estar com fala de Meirelles sobre aumento de impostos

25/07/2016 21h41

O presidente interino Michel Temer negou que tenha qualquer reparo às recentes declarações do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre eventual aumento de impostos. Em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo", Meirelles voltou a afirmar que, se a proposta de emenda constitucional que fixa um teto para os gastos públicos não for aprovada pelo Congresso Nacional, o governo pode ser obrigado a elevar tributos para arcar com as despesas. Temer está reunido desde 19h30 com Meirelles no Palácio do Planalto.

Por meio da Secretaria de Imprensa da Presidência, Temer informou que conversa quase todos os dias com Henrique Meirelles e que não tem qualquer observação a fazer sobre as declarações dele. Temer chamou Meirelles para uma reunião, incluída durante a tarde, nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto. O presidente interino cogitou reunir nesta terça-feira o núcleo econômico, mas há ministros fora de Brasília. O chanceler José Serra, que integra o núcleo econômico, está em viagem oficial ao México, e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, também estará fora do país a partir de terça.

Meirelles já havia declarado que, se a emenda constitucional que impõe um limite aos gastos não for aprovada, o aumento de impostos pode ser necessário. O ministro da Fazenda fez essa ressalva quando anunciou o déficit fiscal previsto para 2017, no valor de R$ 139 bilhões. O governo considera a emenda do teto dos gastos e a reforma previdenciária itens indispensáveis para alcançar o reequilíbrio fiscal.