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Empresas de orgânicos fecham 2013 com US$ 130 milhões em negócios

Do UOL, em São Paulo

17/01/2014 11h25

A Organics Brasil, entidade que reúne 74 empresas brasileiras exportadoras de produtos e alimentos orgânicos, fechou o ano passado com geração de US$ 130 milhões em negócios (cerca de R$ 307 milhões), em meio à estabilidade registrada pelo setor no ano, com crescimento mundial em torno de 10%.

"Temos a meta quantitativa de atingir 100 empresas brasileiras no mercado internacional em 2014. Sabemos que quantidade não representa qualidade, e neste caso, vamos dar maior foco no valor agregado", afirmou Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil.

"O Brasil ainda tem a imagem de fornecedor de matéria-prima. Vamos investir no 'branding' dos produtos, promover interesse em inovar e melhorar o nível de empreendedorismo sustentável dos produtores, cooperativas e empresas", disse.

Segundo Liu, a prioridade é mostrar os diferenciais dos produtos orgânicos brasileiros neste ano de Copa. "Nosso país tem este potencial de trazer ao mercado suas histórias e seus produtos, que, na maioria dos casos, já é orgânico por natureza. No mercado internacional, vemos que os consumidores valorizam os produtos dos biomas, como o açaí na Europa e nos Estados Unidos e, mais recentemente, a erva-mate no Japão".

Estima-se que o mercado global dessa categoria de produtos --que não recebem tratamentos ou componentes químicos-- tenha faurado US$ 60 bilhões (R$ 140 bilhões) em 2013, com a adoção de medidas importantes para o setor, como os convênios de equivalências de certificações entre os mercados europeu e americano e, a partir de 2014, entre o Japão e os Estados Unidos.

O Brasil está em negociação para um convênio de equivalência com o Mercado Comum Europeu, que potencializará os negócios em curto prazo.

(Com Valor Online)