IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

9 dicas para quem precisa economizar no presente do Dia dos Pais

César Esperandio

07/08/2020 18h20

O Dia dos Pais está chegando e muita gente ainda não escolheu o presente, mesmo precisando economizar para não estourar o orçamento.

Eu sou César Esperandio, economista do Econoweek, a tradução da economia. E, neste artigo, bem como no vídeo acima, no qual respondo a perguntas ao vivo sobre o tema, vou dar nove dicas para escolher o presente ideal e ainda economizar nessa hora, usando muita criatividade.

Atenção para a dica 7 e 8! Elas são as mais importantes, na minha opinião.

Dica 1: pesquise preços com antecedência

A primeira dica é ficar de olho nos preços bem antes do dia da compra. Talvez já esteja em cima da hora, mas ainda assim não deixe de pesquisar preços antes de comprar o presente para o seu pai. Use e abuse da internet e do Google para isso.

Mas, já chegamos na hora de decidir o presente e você ainda não pesquisou os preços? Então, vamos à segunda dica.

Dica 2: use sites que têm histórico de preços

Em sites como Buscapé, Zoom e vários outros, é possível checar o histórico de preços de diversos produtos. Então, não há mais desculpas.

Dica 3: não tenha pressa

Se estiver caro agora, aguarde mais uma semaninha para presentear seu pai. Ele vai entender.

Normalmente, em datas comerciais como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados ou Natal, o preço de tudo sobe, pois o comércio sabe que há mais pessoas interessadas e dispostas a pagar mais caro porque deixou para comprar o presente em cima da hora.

Se o preço do presente que gostaria de dar para seu pai foge do que pode pagar, não esquece de dar o mesmo carinho que seu pai merece e avise que o presente dele irá chegar em breve.

Dica 4: crie alerta de preços

Tanto em sites de algumas lojas como em buscadores como o Zoom, é possível criar esse tipo de aviso. Não é preciso passar o dia ou a semana inteira pesquisando preços a todo momento. Deixe a tecnologia trabalhar em seu favor.

O funcionamento é simples: na maioria dos alertas de preços, basta apontar qual preço você está disposto a pagar por um produto, que o mecanismo te avisará por e-mail, pop-up e até por mensagens, quando o preço chegar ao nível que deseja.

Assim, se a loja que tem aquele presente que você quer tanto comprar para o seu pai baixar o preço, você vai ficar sabendo na hora.

Dica 5: compre em sites seguros

Se vai recorrer à compra online para facilitar e encontrar os melhores preços, fique atento às promoções exageradas. Há sites golpistas que oferecem preços atraentes, mas ficarão com seu dinheiro e nunca entregarão o presente do seu pai.

Nessa hora, dar preferências aos sites de lojas consolidadas e recorrer ao Reclame Aqui para saber o que outros consumidores estão falando do site são maneiras de evitar prejuízos nessa hora.

Dica 6: evite parcelas e parcelamentos

Sei que seu pai merece muito mais do que talvez caiba no seu orçamento. Se, na hora que decidir comprar o presente, for necessário parcelar em duas, três ou mais vezes, esse pode ser um sinal de que essa compra não cabe no seu orçamento.

A primeira prestação pode até caber no orçamento desse mês ou da próxima fatura do cartão, mas não se esqueça que haverá mais parcelas nos meses seguintes e isso pode te atrapalhar mais para frente.

Dica 7: planeje-se

Faça uma lista prévia de quais presentes estão no seu radar, se tiver mais de um item em mente, com o máximo que deseja gastar, e não fuja do planejado, ou poderá se arrepender.

Moderação é a palavra nessa hora. Escolher um presente mais modesto, mas presentear seu pai com carinho é muito mais válido que presentes caríssimos, que vão explodir suas contas.

Dica 8: pense em presentes úteis e com significados

Desde pequenos, somos acostumados a dar sempre os mesmos presentes clichês no Dia dos Pais: meias e canetas eram frequente quando éramos crianças. Agora, camisetas e outros itens batidos estão entre as maiores compras nessa data.

Mas, já parou para pensar se seu pai realmente precisa disso?

A dica é sondar outras pessoas próximas a ele para ver o que ele anda precisando comprar. Pode ser uma calça, um barbeador, um tênis, já que o último está furando...

Além disso, cogite inovar e presentear com cursos online de algo que ele gostaria muito de aprender, livros ou outras coisas que seu pai tenha afinidade.

Você conhece seu pai melhor do que ninguém! Então, use a imaginação.

Dica 9: um jantar

Se o orçamento realmente apertou, não é nenhum pecado não comprar nenhum presente. Mas não deixe de dar carinho ao seu pai nesse Dia dos Pais.

Caso vocês sejam próximos e consigam se ver, encomendar uma pizza ou se juntar com os familiares para preparar um café da manhã, almoço ou jantar se torna um evento muito especial.

Por conta das medidas de distanciamento social, há restaurantes que entregam pedidos especiais para o Dia dos Pais, com mimos extras, como sobremesas, com os mais variados preços.

E não podemos esquecer da chamada em vídeo, reunindo o maior número de familiares nessa hora, para aquecer o coração do seu pai.

Quais dessas dicas você achou mais interessantes? Conte nos comentários ou fale com a gente no nosso canal do YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!