IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

Oito eventos nesta semana para você aprender sobre investimentos

Yolanda Fordelone

07/10/2020 18h20

Em um cenário de juros baixos e com cada vez mais pessoas interessadas em investir em ações, se informar nunca é demais. E há muitos lugares para isso. Até segunda-feira (12), acontece a Semana Mundial do Investidor com uma série de eventos e conteúdos online (e gratuitos) para os mais diversos tipos de perfis.

A semana é promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) e acontece em vários países. No Brasil, é coordenada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas conta com iniciativas de diversas associações e empresas privadas.

São dezenas de lives, conteúdos, workshops e vídeos para as pessoas se informarem sobre o mercado. Oficialmente, a semana acontece de 5 a 11 de outubro, mas no site do evento há programação até segunda-feira (12).

Para te ajudar a navegar entre tantos conteúdos, na coluna de hoje, eu, Yolanda Fordelone, economista do Econoweek, selecionei oito eventos para você aprender mais sobre investimentos. Você também pode ouvir esta coluna pelo vídeo da live, que acontece de segunda a quinta-feira, sempre às 18h20.

Workshop poupar, planejar e investir

Quando: 08 de outubro - 16:00

Você sabe a diferença entre poupar, planejar e investir? Haverá um workshop para falar sobre isso e ensinar conceitos básicos de planejamento. Também serão abordados temas de finanças comportamentais, algo importante para se entender e mudar a maneira como vem lidando com o dinheiro.

Investimentos, mulheres e diversidade

Quando: 08 de outubro - 12:00

A participação feminina tem aumentado no mercado de capitais, mas ainda caminha a passos lerdos. Nesta roda de conversa, especialistas falam sobre o déficit de mulheres dentro do mundo de investimentos e nas instituições financeiras, ou seja, no próprio mercado de trabalho.

Como escolher o investimento mais adequado ao seu perfil?

Quando: 08 de outubro - 14:00

A própria CVM, coordenadora do evento, em seu Youtube fala sobre como entender as opções de investimentos adequadas de acordo com o perfil do investidor.

Quem é você na Bolsa de Valores?

Quando: 08 de outubro - 17:00

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) fez uma pesquisa com o raio-X do investido brasileiro. Neste evento, a associação traça o perfil comportamental dos investidores, a resiliência e o grande número de novos entrantes. Também alertaremos para os riscos do day trade, assim como o baixo índice de sucesso.

Mitos e Verdades sobre investir em ações no exterior

Quando: 08 de outubro - 18:30

A B3, a Bolsa de Valores brasileira, promove um evento para falar sobre investimentos em ações do exterior. Neste ano, o tema ganhou destaque com a mudança de regulamentação sobre essas ações, negociadas aqui como BDRs.

O que o esporte pode te ensinar sobre investimentos?

Quando: 09 de outubro - 12:00

Para quem busca algo mais comportamental, a dica é este evento que faz analogias entre o mundo dos esportes, futebol e corrida com o perfil de investidor e diversificação da carteira.

Endividamento e Educação Financeira

Quando: 09 de outubro - 14:00 - 16:00

Para os baixinhos dos anos 90, o dançarino profissional Fly Vagner ficou conhecido pelo Show da Xuxa, programa no qual fazia coreografias. Mas, entre diversas facetas, Fly também é educador financeiro. Neste evento organizado pela própria CVM, Fly aborda a questão do endividamento, algo tão prejudicial à saúde financeira do brasileiro.

Noções Básicas do Mercado de Capitais

Quando: 12 de outubro - 18:00

O economista Claudio Maes, que atualmente lidera o time de desenvolvimento de mercado da CVM, fala sobre noções básicas do mercado para quem quer começar a se familiarizar com ele.

Gostou de algum evento? Deixe um comentário ou fale com a gente no nosso canal do YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!