IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Econoweek

Você sabe quais são os investimentos mais seguros do Brasil?

César Esperandio

23/10/2020 04h00

Se até bem pouco tempo, todo mundo estava interessado em ganhar muito dinheiro muito rápido na Bolsa, agora, a preocupação passou a ser como se proteger de uma nova crise e quais são os investimentos mais seguros.

Eu sou César Esperandio, economista do Econoweek, a tradução da economia. Agora, vou mostrar quais são os investimentos mais seguros que não podem faltar na sua carteira já que você não quer passar sufoco da próxima vez que a Bolsa "der um chacoalhada". E tudo isso sem abrir mão da rentabilidade. No vídeo acima, também dá para assistir a essa discussão entre todos os #Econoweekers.

A poupança continua sendo muito segura, mas não vou falar dela porque todo mundo já sabe que ela rende muito pouco, quase nada. Hoje, rende 2/3 do que rende o Tesouro Selic.

Então vamos aos investimentos mais seguros, começando pelo "queridinho" Tesouro Direto.

Tesouro Direto

O Tesouro Selic não rende muito, mas ele continua sendo muito adequado para a reserva de segurança, já que você pode sacar a qualquer momento, e conta com garantia do próprio governo. Todos os investimentos do Tesouro Direto são os mais seguros do Brasil.

Além do Tesouro Selic, que vai render praticamente a mesma taxa da Selic do momento (nossa taxa básica de juros), no Tesouro Direto, ainda há o Tesouro IPCA e o Tesouro Prefixado, que não são adequados para a reserva de segurança, mas, caso você já esteja com ela "em dia", pode diversificar em busca de melhores rendimentos.

Quando escrevi esse artigo, havia títulos com retorno de 8% ao ano, com vencimento em 2031. É bastante coisa, principalmente considerando que o risco é praticamente zero. E ainda há outros com prazo de resgate mais curto.

Investimentos com FGC

O FGC é o Fundo Garantidor de Crédito. Qualquer investimento que seja coberto pelo FGC garante que investimento está protegido em até R$ 250 mil caso invista em títulos de um único banco ou instituição financeira, limitado a R$ 1 milhão por CPF.

É uma margem de segurança bem alta para a maioria de nós. Os investimentos garantidos pelo FGC são:

A poupança (mas fuja dela já que rende muito pouco);

  • CDB;
  • Letra de Câmbio (LC);
  • RDB;
  • LCI/LCA;
  • Letra Hipotecária (LH).

Se investir em qualquer um desses títulos de renda fixa, estará muito bem protegido.

E isso não significa que você vai "abrir mão" da rentabilidade.

Acabei de fazer uma pesquisa e há, por exemplo, CDBs com rendimento de até 12% ao ano, mas o vencimento é para daqui nove ou dez anos.

Investimentos alternativos

"Ah, César! Eu queria investimentos que rendessem mais, mas que eu pudesse sacar antes..."

Recomendo que continue diversificando seus investimentos passando pelas opções que acabei de comentar, mas também é legal diversificar, por exemplo em ações e investimentos alternativos, se for o seu perfil.

Nos investimentos alternativos, não há garantia do FGC, mas há algumas opções com rentabilidades bem interessantes.

Um exemplo de investimento alternativo é o CCB. As Cédulas de Crédito Bancário são emitidas em favor de um banco, e podem ter uma garantia real em contrapartida. Ao investir nisso, você está emprestando seu dinheiro para que uma empresa use, por exemplo, na expansão de seus negócios, em novos projetos e na geração de novos empregos.

Onde encontrar?

Vamos às dicas:

  • Dentre os investimentos de renda fixa alternativos, tais como os CCBs da MatchMoney, que contam com imóveis construídos como garantia e têm selo de segurança da ABFintechs, com rendimentos que chegam a ser seis vezes mais que o Tesouro Selic;
  • A corretora Toro disponibiliza títulos de renda fixa e dispõe de uma maneira de investir em ações sem precisar do home broker, que muitas vezes é um "complicômetro", além de não cobrar taxa de corretagem na compra e venda de ações;
  • Quer encontrar os títulos de renda fixa com os melhores retornos? O App Renda Fixa é um aplicativo que mostra todas as opções de investimentos, disponíveis em todas as corretoras, depois que você informar quanto quer investir e por quanto tempo.

Percebeu como dá para diversificar os investimentos em ativos seguros sem abrir mão da rentabilidade?

Não precisa ficar desesperado e tirar todos os investimentos da Bolsa. Mas eu sempre recomendo que diversifique. Ainda há boas opções na renda fixa. Basta se planejar e construir suas estratégias de investimentos sempre alinhadas aos prazos dos seus sonhos e objetivos.

Muita gente pediu e eu até comentei se pode estar surgindo uma bolha na Bolsa de Valores, e o que fazer para se proteger. Vale a pena conferir.

Também dá para falar com a gente em várias de nossas redes sociais, como nosso canal do YouTube, Instagram e nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!