PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Econoweek

Saiba como fugir de golpes de investimentos no day-trade

César Esperandio

César Esperandio

César Esperandio é economista com ênfase em planejamento financeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

11/11/2020 04h00

Com certeza, você viu notícias envolvendo operações de "day-trade" como:

Eu sou César Esperandio, economista do Econoweek, a tradução da economia. Agora, vou mostrar como diferenciar boas oportunidades de investimentos para o seu dinheiro desses golpes financeiros, que, infelizmente, são cada vez mais comuns.

No vídeo acima, conversei com o ex-publicitário Ricardo Brasil, criador do canal Ganhando a vida adoidado, que há mais de uma década largou a carreira publicitária para se dedicar às operações de day-trade e outros investimentos no mercado financeiro, segundo ele próprio. Foi uma conversa ao vivo em que todos os #Econoweekers puderam mandar suas perguntas.

Por lá, é possível saber muito mais sobre o tema, mas vamos aos principais pontos para você, investidor, ficar atento:

Promessa de altos retornos

Uma das características que devem acender o sinal amarelo (ou até vermelho) é a promessa de alta rentabilidade para o suposto investimento.

O maior investidor da história, Warren Buffett, teve rentabilidade média de ao redor de 20% ao ano para seus investimentos, investindo principalmente em ações e, mesmo sendo muito experiente, assumindo riscos equivalentes a essa modalidade de investimentos.

Esses 20% ao ano são equivalentes a um retorno de pouco mais de 1,5% ao mês. Hoje, há golpistas prometendo retornos até maiores que esse, "sem risco" e "sem volatilidade".

É mentira! Fique atento.

Retorno garantido

Mesmo Warren Buffett, o maior investidor da história, teve seus altos e baixos, com meses e anos piores e outros melhores.

Golpistas dos investimentos costumam prometer uma trajetória muito tranquila para quem investir com ele, de modo que os ganhos seriam uniformes e constantes ao longo do tempo, característica inexistente em investimentos mais arrojados.

Dinheiro rápido

Se para tudo na vida, como na carreira e nos estudos, os resultados demandam tempo, paciência e determinação, por que nos investimentos seria diferente?

Para a maioria absoluta das pessoas, alcançar altos cargos e salários não acontece da noite para o dia. É preciso ganhar experiência, se aprimorar, para, aos poucos, galgar novos cargos e salários.

Imagine alguém que chutou hoje uma bola de futebol pela primeira vez. Quais são as chances de ele se tornar o novo Neymar ou Messi e vestir a camisa de atacante do Barcelona? Parece remota, não é?

Mesmo se tornar um jogador de um time nacional na série A do campeonato brasileiro não é para qualquer um. E exige muito empenho, tempo e paciência.

Nos investimentos não é diferente: vá com calma que dá para chegar longe, mas não tenha pressa.

E golpistas costumam seduzir a muitos com promessas de altos lucros muito rápidos. Isso não existe!

Exija credenciais

Não acredite em sites bonitos, apresentações bem feitas e golpistas bem vestidos e com boa lábia. Exija as credenciais desses profissionais.

Aqui no Brasil, há alguns órgãos que fiscalizam e regulam profissionais e empresas do setor de investimentos, tais como:

  • CVM: todas as instituições financeiras com autorização para atuar no Brasil precisam estar registradas na Comissão de Valores Mobiliários, a CVM;
  • B3: a Bolsa de Valores brasileira lista todas as empresas autorizadas a fazer operações dentro do seu ambiente de negociações;
  • Anbima: a Anbima representa empresas do mercado financeiro e é possível verificar informações de uma empresa que lhe ofereceu algum produto de investimento por aqui;
  • Órgãos reguladores de profissionais: entidades como Planejar e Apimec listam a situação de profissionais certificados para atuar em diversos segmentos financeiros.

Onde encontrar?

Para encontrar investimentos que cumprem os pré-requisitos de autenticidade, vamos às dicas:

  • Os títulos do Tesouro, com rentabilidade prefixada de até 8% ao ano, podem ser encontrados no site do Tesouro Direto ou no aplicativo da sua corretora;
  • Quer encontrar os títulos de renda fixa com os melhores retornos? O App Renda Fixa é um aplicativo que mostra todas as opções de investimentos, disponíveis em todas as corretoras, depois que você informar quanto quer investir e por quanto tempo;
  • A corretora Toro dispõe de uma maneira de investir em ações sem precisar do home broker, que muitas vezes é um "complicômetro" para quem ainda não está habituado com a Bolsa, além de não cobrar taxa de corretagem na compra e venda de ações;
  • Dentre os investimentos de renda fixa alternativos, tais como os CCBs da MatchMoney, que contam com imóveis construídos como garantia e têm selo de segurança da ABFintechs, com rendimentos que chegam a ser seis vezes mais que o Tesouro Selic.

Não deixe de assistir ao vídeo acima, que tem muito mais dicas sobre investimentos e como evitar golpes financeiras, em um bate-papo muito divertido entre profissionais com grande experiência no mercado financeiro e que hoje se dedicam às redes sociais e à educação financeira.

Gostou das dicas? Deixe um comentário ou tire sua dúvida pelo nosso canal do YouTube e Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.