PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Econoweek

Black Friday ou Natal: qual data reúne mais promoções?

Yolanda Fordelone

Yolanda Fordelone

Yolanda Fordelone é economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

19/11/2020 04h00

Já fez a sua lista de compras de fim de ano? Pois deveria. A Black Friday 2020, que neste ano acontece em 27 de novembro, se repetir o que aconteceu no ano passado, deve concentrar mais promoções do que no fim do ano.

Uma pesquisa exclusiva com 16.355 promoções do fim de 2019 concluiu que a quantidade de anúncios na Black Friday (entre 25 de novembro e 1º de dezembro) foi cerca de três vezes maior do que as ofertas de Natal (entre 17 e 26 de dezembro do ano passado).

"O comércio eletrônico tem cada vez mais se programado para a data, tentando já antecipar as compras de fim de ano e quem ganha é o consumidor que estiver atento a isso", diz Fabio Carneiro, head de atendimento da Promobit, empresa que realizou a pesquisa. A empresa funciona como uma comunidade na qual usuários apontam as promoções e eles checam quais são verdadeiras para aprovar a publicação.

Mesmo com o maior número de promoções na Black Friday, outro especialista no tema lembra da importância de não acreditar em qualquer promoção. "Sempre vale a pena checar o histórico de preços e comparar o produto desejado para pagar um produto justo", sugere Adan Renó, gerente de produtos do comparador de preços Comparaí.

Nesta semana, a coluna separou oito dicas para economizar nas compras de fim de ano. Mas vamos entender como se comportou cada categoria na pesquisa.

Maior número de promoções

Entre as categorias com maior diferença na quantidade de promoções, se destaca moda e calçado masculino, com 630 ofertas na Black Friday contra 109 no Natal (uma diferença de 521 anúncios).

Em moda e calçados femininos, foram 585 promoções aprovadas na Black Friday 2019 contra 173 no Natal (diferença de 412 ofertas). Perfumes e beleza (400 promoções contra 104) e informática (524 promoções contra 269) aparecem em seguida entre as maiores diferenças.

Na soma total, as categorias com mais promoções na Black Friday são moda masculina (630), moda feminina (585) e informática (524). Já no Natal, as categorias mudam. Informática lidera o número de ofertas (269), seguida por games (267) e moda feminina (173).

Melhores ofertas

A pesquisa também aponta quais seriam as top ofertas, aquelas cujos preços foram os mais baixos do histórico do produto. Na Black Friday de 2019, as três categorias melhor classificadas foram: informática (246 top ofertas), eletrônicos, áudio e vídeo (177) e smartphones, tablets e telefones (166).

Entenda mais sobre a pesquisa e dicas para as compras de fim de ano no vídeo acima.

Se você quer ter indicação de produtos e ver algumas das ofertas desta Black Friday, veja mais na área de itens recomendados pelo UOL para compra,

Caso tenha mais alguma dica de economia deixe um comentário ou tire sua dúvida pelo nosso canal do YouTube e Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.