Graciliano Rocha

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Opinião

Rio: o que a 'inflação Lady Gaga' ensina sobre o funcionamento dos mercados

Desde a confirmação do show de Lady Gaga nas areias de Copacabana no próximo dia 3 de maio, tomou corpo uma enxurrada de reclamações de usuários de Airbnb contra locadores de imóveis na plataforma.

Os relatos indicam uma onda de proprietários pedindo que reservas que já estavam feitas sejam canceladas para que eles possam alugar os imóveis por preços mais altos.

Procurado, o Airbnb diz que a prática é proibida e que anfitriões podem ser suspensos da plataforma se cancelarem sem justificativa.

Noves fora a boa e velha lei da oferta e da procura, a inflação Lady Gaga é um prato cheio para entender o funcionamento da economia de mercado e suas limitações, a partir das ideias de vencedores de prêmios Nobel.

1. Preços transmitem conhecimento

Ganhador do Nobel de economia em 1974, o austríaco Friedrich Hayek (1899-1992) escreveu o ensaio "O Uso do Conhecimento na Sociedade" no qual argumenta que os preços transmitem informações sobre o uso do conhecimento na sociedade, pois indicam se a disponibilidade de um determinado recurso é insuficiente ou excessiva.

Hayek ganhou bastante notoriedade nos últimos anos no Brasil, tendo suas proposições resgatadas num contexto de popularização do ideário liberal no país. Isso, por si só, já faz com que a mera menção ao seu nome suscite polarização. Mesmo assim, a ideia de que preços transmitem conhecimento pode ser útil no caso concreto.

Como pode ser aplicada a ideia:

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  • O aumento dos preços reflete o crescimento da demanda por hospedagem em função do show de Lady Gaga, enquanto a oferta de acomodações permanece limitada. Um recurso (hospedagem subitamente ficou mais valiosa) e o preço informa a mudança de status.
  • O comportamento dos anfitriões ao cancelar reservas para redefinir preços mostra uma tensão entre o ajuste espontâneo do mercado e normas contratuais que regulam esse tipo de prática, indicando que mercados não operam no vácuo.

2. Teoria dos Custos de Transação

Vencedor do Nobel de 1991, o britânico Ronald Coase (1910-2013) afirmava que mercados frequentemente enfrentam custos de transação, como custos de renegociação, busca e para fazer valer os contratos.

Em um famoso artigo intitulado "The Nature of the Firm" (1937), Coase defende que a quebra de contratos gera ineficiências, insatisfação e conflitos.

Como pode ser aplicada a ideia:

  • A tentativa dos anfitriões de renegociar os preços ao cancelar reservas pré-existentes representa aumento nos custos de transação.
  • Se os custos de transação forem altos demais -- por exemplo, quando muitos hóspedes são prejudicados ou o mercado perde confiança na plataforma -- o mercado pode se tornar menos eficiente, reduzindo o bem-estar geral.
  • A proibição dessa prática pela plataforma é uma tentativa de reduzir esses custos, garantindo maior previsibilidade para os consumidores e um mercado mais confiável.
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3. Assimetria de informações e o mercado de limões

Em seu famoso trabalho "O Mercado de "Limões": Incerteza sobre a Qualidade e o Mecanismo de Mercado" (1971), o economista americano George Akerlof, 84, demonstrou como a assimetria de informações pode prejudicar o funcionamento dos mercados e gerar corrosão da confiança, tornando as trocas entre indivíduos menos eficientes. Pela tese, foi laureado com o Nobel de Economia em 2001.

Em resumo, Akerlof usou o exemplo de vendedores de carros usados que sabem mais sobre a qualidade real do produto do que os compradores. A assimetria de informação cria um problema: como não conseguem diferenciar entre carros de boa qualidade ("pêssegos") e carros de má qualidade ("limões"), os compradores estão dispostos a pagar um preço médio por causa de sua incerteza.

O preço médio desincentiva os vendedores de carros de boa qualidade a participar do mercado, já que eles não alcançam um preço justo. O mercado, então, fica saturado de carros ruins.

Como pode ser aplicada a ideia:

  • Nesse caso, hóspedes confiam que o sistema do Airbnb garantirá suas reservas a um preço justo. Quando anfitriões quebram contratos para explorar um evento de alta demanda, essa confiança é corroída.
  • Se práticas como essa se tornarem comuns, o mercado pode ser prejudicado, pois consumidores estarão menos dispostos a confiar em plataformas de aluguel, reduzindo a eficiência geral. Esse é um exemplo de como o comportamento oportunista pode levar a uma forma de "seleção adversa", onde apenas anfitriões dispostos a quebrar contratos permanecem ativos, afastando consumidores responsáveis.
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4. A Lei Alípio Martins

Na dúvida do que fazer diante de um aumento irracional de preços ou se o mercado está funcionando direito, permanece válida a Lei Alípio Martins (1944-1997), expoente do estilo brega de Belém do Pará, enunciada em "Chapéu de Otário é Marreta", uma canção de 1991 cujo título é autoexplicativo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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