Boeing, que esteve a um passo de comprar Embraer, acumula problemas
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Depois de desistir da compra da Embraer em 2020 por conta da pandemia, a Boeing reportou perdas de quase US$ 3,8 bilhões no quarto trimestre de 2024, mais do que esperavam os analistas. O prejuízo anual foi de R$ 11,8 bilhões. Foi um dos anos mais difíceis da história da gigante aeroespacial americana.
Os problemas começaram em janeiro, com o estouro de um painel da fuselagem de um 737 Max em pleno voo, o que obrigou a uma redução de produção da linha de aeronaves. Depois, a empresa foi sacudida por uma greve de sete semanas, paralisando as linhas de montagem. Ao todo, a Boeing entregou cerca de 350 aviões em 2024, bem abaixo dos 530 do ano anterior e dos quase 770 da Airbus, principal rival global.
As ações, no entanto, subiram esta semana, o que mostra que investidores deram um voto de confiança em Kelly Ortberg, que assumiu a presidência da empresa em agosto passado, para que lidere a recuperação da empresa. Ele já anunciou o corte de 17 mil postos de trabalho e reforçou o caixa da empresa, prometendo priorizar a qualidade da engenharia.
Enquanto a americana opera em baixa altitude, a Embraer voou alto em 2024, seu melhor ano da história recente.
Numa apresentação para investidores, atualizada nesta semana, a empresa de São José dos Campos projeta que seu balanço anual apresente uma receita entre US$ 6 bilhões e 6,4 bilhões, alcançando um lucro de pelo menos US$ 360 milhões, mais que dobrando o ano anterior.
O melhor dado da Embraer é o backlog de US$ 22,7 bilhões. Este valor representa o total de encomendas que a empresa tem para entregar nos próximos anos. Em janeiro, a Força Aérea do Uruguai converteu em encomendas as opções de compras para cinco A-29 Super Tucano.
19 comentários
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Helio Hissao Shinsato
Bozo presenteou o ‘I love you’ dele em 2019.01.10 com a venda da Embraer para a Boeing. Foi uma das primeiras medidas do desgoverno. Se a Boeing não entrasse em crise e desistisse do negócio, o Brasil perderia umas de nossas poucas empresas que desenvolvem tecnologia de ponta, com alto valor agregado, e que tem efeito multiplicador na economia. Bozo vê o Brasil apenas como exportador de commodities e, mesmo assim, só apoia os atrasados elementos agro t ó x i c o s do nosso forte agronegócio. Felizmente escapamos do Bozonariztão de Pinóquio, e voltamos a investir na educação, na ciência e na indústria.
Galindo Hernandez
" BOLSONARO APROVA VENDA DA EMBRAER PARA A AMERICANA BOEING " ( 11/01/2019 ) - " O governo de Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (10) que não exercerá o poder de veto para o acordo entre a Embraer e a estadunidense Boeing para criação de uma nova empresa comercial. A estadunidense Boeing deterá 80% do novo negócio e a Embraer 20%. Com isso, a Embraer abre mão do setor mais rentável da companhia, que é a produção de aviões comerciais, responsável por 58% dos lucros da empresa em 2017 " Pois é... O lambe - botas dos USA, Bolsonaro, estava mais era querendo entregar a EMBRAER para os americanos. Ainda bem que a pandemia acabou melando o negócio. Se dependessemos dessa turma dos "patriotas", eles iriam propor que o Brasil fosse anexado aos USA como um Estado americano, igual Porto Rico, vira - latas que são...
Vladimir Ilyich Ulianov
Imaginem se essa empresa fosse estatal. "Entreguem pro setor privado. Lá tem gente competente, honesta e comprometida com práticas modernas de governança e com o lucro". O próximo passo é pedir ajuda governamental, ou seja, dinheiro público.