PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

João Branco

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

5 dicas para melhorar o seu planejamento

Conteúdo exclusivo para assinantes
João Branco

João Branco tem mais 20 anos de experiência em grandes marcas e trabalha desde 2014 no McDonald's, onde é o Diretor de Marketing e lidera o talentoso time que está batendo todos os recordes de vendas da história do Big Mac. João estudou em algumas das melhores universidades do mundo mas aprendeu no "Méqui" o que nenhuma aula teórica foi capaz de ensinar: que o resultado sempre vem quando o consumidor ama muito tudo isso.

Colunista do UOL

24/03/2021 04h00

Vamos pegar um barco e sair navegando por aí sem uma rota? Esse é o tipo de plano ideal para quem quer ser surpreendido. Isso significa que você tem uma chance mínima de descobrir uma ilha deserta linda. Mas tem também uma grande chance de acabar sem comida, perdido, com problemas de manutenção na embarcação e talvez com um final mais trágico.

Quem não planeja não sabe onde vai chegar. Se é que vai chegar em algum lugar.

Você pode ser contra ou a favor os esforços que estão sendo feitos pela vacina no Brasil nesse momento. Mas tenho certeza de que há uma coisa que todos concordamos: planejamento é muito importante.

Se fizermos um paralelo para o mundo dos negócios, aí certamente não há espaço para os desavisados. Bobeou, dançou.

Tem gente que prefere viver na base daquele samba famoso: "deixa a vida me levar". Em geral, são pessoas que escolhem não planejar para não criar expectativas que podem ser frustradas. Isso pode até ser legal para coisas que não são críticas. Por exemplo: não vou programar qual sobremesa comer hoje. O que me der vontade naquela hora, eu como. Tudo certo. Mas experimente abrir um comércio e fazer isso... você vai descobrir que é possível quebrar uma loja antes de terminar a sobremesa.

Eu também sei que posso remar para um lugar e chegar em outro, por causa do vento que me arrastou. A pandemia foi um grande vento assim. Todos tivemos que rasgar os planos que tínhamos. Mas a coisa mais importante a fazer quando as condições mudam é justamente rever os planos rapidamente, e não decidir seguir sem um.

Vamos ser sinceros: quando foi a última vez que você organizou suas finanças pessoais? Quantas vezes pensou seriamente a respeito de onde queria estar trabalhando daqui a cinco anos? Quando foi que você se deu um tempo para imaginar como vai conseguir fazer o seu negócio crescer?

Deixo aqui cinco dicas sobre planejamento para lhe incentivar a pensar melhor sobre esse assunto:

1. Você colhe o que planta

Esse princípio de sabedoria milenar reina em qualquer mercado. Não adianta colocar sementes de laranja na terra e esperar brotar um pé de amora. Simplesmente não vai rolar.

2. Planejar não garante que você vai conseguir

Mas garante que você vai tentar da melhor forma, o que aumenta muito as suas chances de êxito.

3. Torcer para que tudo dê certo não é planejar

Sonhar, também não. É importante ter pensamentos positivos, mas fazer um bom planejamento é ainda mais importante.

4. Mudar o plano é parte do plano

Não se apaixone pela sua ideia a ponto de ela não poder ser alterada. Nós não temos controle de tudo. E imprevistos acontecem. Essa é a hora de refazer a rota.

5. O que está por trás de tudo isso?

Todo plano revela uma intenção, um propósito maior. Antes de fechar os seus objetivos, recomendo que faça uma checagem, perguntando-se: "por que razão eu estou desejando isso? Qual é a verdadeira necessidade que estou tentando satisfazer? Esse plano reflete os meus valores?". Não se esqueça: há sempre um plano "mais alto".

E aí, temos um plano?

plano - Felipe Tomazelli - Felipe Tomazelli
Imagem: Felipe Tomazelli

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL