Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mercado reflete novas metas de inflação para 2025, Pnad e inflação nos EUA

damircudic/iStock
Imagem: damircudic/iStock

30/06/2023 08h30

Veja as principais notícias que impactam o seu bolso hoje.

Assista ao vivo aos destaques dos mercados, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 8h40, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.

O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.

Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Veja a análise do dia no vídeo a seguir, confira os destaques noticiosos mais abaixo e tenha um bom dia de investimentos:

Aqui no Brasil, teremos um novo sistema de metas de inflação a partir de 2025 após a saída do atual presidente do Banco Central. O anúncio foi feito pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento). A meta de inflação foi mantida em 3%, com banda de 1,5 ponto percentual, mas adotou o horizonte contínuo, ou seja, definirão um horizonte de tempo móvel como alvo, dando mais flexibilidade ao BC para baixar os juros.

Hoje, a agenda macro interna traz a taxa de desemprego e resultados das contas públicas.

Nessa manhã (30), o mercado à vista na Europa e os índices futuros nos Estados Unidos operam em alta. Ontem a leitura do PIB americano veio mais forte do que o esperado, enquanto os pedidos de seguro-desemprego ficaram ligeiramente abaixo do consenso e esses dados reforçam os aumentos na taxa de juros, fortalecendo o dólar globalmente e as taxas dos títulos americanos.

A prévia do núcleo da inflação na Zona do Euro reacelerou em junho para 5,4%, um revés para o Banco Central Europeu que deve reforçar sua intenção de elevar os juros no próximo mês.

Os dados internacionais mais importantes de hoje estão concentrados nos EUA com a divulgação das expectativas de inflação e de sentimento pela Universidade de Michigan, além dos dados de renda e consumo pessoal e o PCE de maio, que é a principal medida de inflação do FED.

Na Ásia, as bolsas operam mistas, com o PMI industrial chinês apresentando leve melhora para 49, mas estando há 3 meses na zona de contração econômica, enquanto o PMI de serviços recuou de 54,5 pontos para 52,3.

Neste momento, o minério em Cingapura cai forte aos US$ 110 com o pessimismo trazido pela Associação de Ferro e Aço na China. As principais siderúrgicas do país alertaram que o setor enfrentará um segundo semestre muito desafiador, com demanda e lucratividade fracas e pressão para cortar custos.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.