Votação do arcabouço, simpósio de BCs e o que mais mexe com a Bolsa hoje

Veja as principais notícias que impactam o seu bolso hoje.
Assista ao vivo aos destaques dos mercados, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.
Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 8h40, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.
O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.
Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Veja a análise do dia no vídeo a seguir, confira os destaques noticiosos mais abaixo e tenha um bom dia de investimentos:
Bolsas globais operam em alta nesta terça-feira (22). Os mercados estão na expectativa do Simpósio de Jackson Hole, em Wyoming, onde o presidente do Fed (Federal Reserve, o Banco Central americano), Jerome Powell, pode dar indicações sobre a política de juros nos Estados Unidos. As atenções também se mantêm nas medidas tomadas pela China para estimular a economia. Por aqui, destaque para as falas de Roberto Campos Neto e Gabriel Galípolo — respectivamente presidente e diretor de Política Monetária do Banco Central —, além da possível votação do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados.
No Brasil, o exterior deve ditar o dia nos mercados, em meio à fraca agenda de indicadores. Os investidores acompanharão as palestras de Roberto Campos Neto, presidente do BC, no Santander, e de Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do BC, na Fiesp (10h). Há ainda a expectativa de que a Câmara vote o arcabouço fiscal, aprovado em junho no Senado. Paralelamente, o presidente Lula (PT) participa da Cúpula dos Brics com outros 35 chefes de Estado para discutir novos membros e o aprofundamento do uso de moedas locais, incluindo o estabelecimento de um sistema de pagamentos comum.
Os índices futuros americanos sobem, impulsionados pelas empresas de tecnologia. Investidores estão otimistas com a fabricante de chips Nvidia, que divulga seu balanço amanhã (23). As ações da empresa subiram 8% na véspera. Além disso, o conglomerado japonês Softbank fez um pedido de oferta de ações da Arm, sua divisão de chips, na Nasdaq. A expectativa é de que o IPO fique entre US$ 60 bilhões e US$ 70 bilhões — o maior em dois anos nos EUA. O mercado ainda está atento ao Simpósio de Jackson Hole, em Wyoming, onde Jerome Powell deve falar na sexta (25). Na agenda de indicadores, hoje temos as vendas de moradias usadas em julho.
Na Europa, as Bolsas também operam em alta, em dia de agenda local modesta. A expectativa pelo Simpósio de Jackson Hole continua, com investidores à espera do discurso da presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, na sexta (25). Os mercados ainda acompanham a inflação, principalmente depois de o índice de preços ao produtor (PPI) da Alemanha ter reduzido as chances de mais altas nos juros pelo BCE.
As principais Bolsas asiáticas fecharam o dia com ganhos. Os mercados chineses se recuperaram após reagirem mal à decisão de política monetária do PBoC (Banco do Povo da China). A Bolsa de Xangai fechou em alta de 0,88%, e a de Shenzhen subiu 0,47%. Em Tóquio, o índice Nikkei teve ganhos de 0,92%, e o Hang Seng de Hong Kong encerrou o dia em alta de 0,95%. Na Coreia do Sul, o índice Kospi subiu 0,28%, enquanto o Taiex de Taiwan teve alta de 0,34%. A recuperação foi impulsionada principalmente pelas ações de telecomunicações, fabricantes de software e bancos. Os investidores agora aguardam o Simpósio de Jackson Hole.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.