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REPORTAGEM

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Voo com planador quase foi esporte olímpico, mas guerra impediu

Planador Nemere, projetado por Lajos Rotter, com o qual ele participou da demonstração das Olimpíadas de Berlim de 1936 - Fortepan/Pál Vojnich
Planador Nemere, projetado por Lajos Rotter, com o qual ele participou da demonstração das Olimpíadas de Berlim de 1936 Imagem: Fortepan/Pál Vojnich

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/08/2021 04h00

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Há cerca de 80 anos, os esportes aéreos quase se tornaram uma modalidade olímpica. Hoje, pode parecer fugir do padrão, mas a modalidade aeronáutica foi levada a sério nas primeiras décadas do século passado.

Alguns esportes aéreos chegaram a ser testados, e pelo menos um foi incluído na lista oficial dos jogos, mas nenhuma prova chegou a ser realizada oficialmente valendo medalha.

O voo a vela, que é aquele feito por aviões planadores, foi um dos esportes de demonstração das Olimpíadas de Berlim (Alemanha), em 1936. Nele, as aeronaves são impulsionadas no ar por meio de uma ajuda externa, como um reboque ou catapulta, e os pilotos permanecem em voo aproveitando as correntes de ar da atmosfera.

Diversos pilotos de sete países participaram da demonstração, que tinha o objetivo de tornar o esporte reconhecido para poder se tornar uma modalidade oficial dos jogos. Naquele momento, os participantes realizavam acrobacias e voavam longas distâncias para chamar a atenção para a prática.

Com o sucesso das demonstrações durante o evento de 1936, o voo a vela chegou a ser incluído na lista oficial das Olimpíadas, como esporte facultativo. A primeira Olimpíada da modalidade como atividade oficial seria a de Tóquio (Japão), em 1940.

Um modelo de planador padronizado para os competidores chegou a ser desenvolvido especificamente para aqueles jogos, o DFS Olympia Meise. Entretanto, devido à Segunda Guerra Mundial, o sonho de ver o voo a vela nas Olimpíadas nunca foi concretizado.

Após os cancelamentos em decorrência do conflito, os jogos olímpicos só retornaram em 1948, em Londres (Inglaterra), mas sem nenhuma modalidade aeronáutica incluída, nem mesmo como modalidade opcional.

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Planador do modelo Olympia-Meise, que foi desenvolvido para competição nos Jogos Olímpicos
Imagem: Divulgação/pilot_micha

Feitos marcantes

Embora o esporte naquele ano não tivesse o caráter competitivo, alguns pilotos tiveram sua atuação destacada. O suíço Hermann Schreiber ganhou uma medalha de ouro, mas não por ter vencido alguma prova, já que não havia competição naquele momento.

A honraria foi concedida por ele ter sido o primeiro piloto a cruzar os alpes em um planador. Só que isso havia ocorrido em 1935, e não durante os jogos.

O húngaro Lajos Rotter também se destacou por ter sido o virtual vencedor da demonstração. Embora não tivesse o caráter competitivo, o piloto bateu um recorde à época, percorrendo cerca de 336 km com sua aeronave, atingindo a velocidade de 140 km/h.

BF 109 - Divulgação/Eric Long/Smithsonian National Air and Space Museum - Divulgação/Eric Long/Smithsonian National Air and Space Museum
Avião modelo Messerschmitt Bf 109, um dos principais da força aérea alemã durante a Segunda Guerra Mundial
Imagem: Divulgação/Eric Long/Smithsonian National Air and Space Museum

Rotter conseguiu essa marca em um planador batizado de Nemere, que havia voado pela primeira vez poucos dias antes da demonstração em Berlim.

Ainda antes das apresentações aéreas em Berlim, um fato inesperado marcou a história dos Jogos Olímpicos. O austríaco Ignaz Stiefsohn sofreu um acidente com seu planador, e acabou morrendo.

Durante os jogos de 1936 também foi feita a exibição do caça alemão Messerschmitt Bf 109. Ele foi amplamente usado na Segunda Guerra Mundial, sendo um dos principais equipamentos de luta da Luftwaffe, a força aérea alemã.

Veja vídeo com a demonstração do voo de planador na Olimpíada de 1936:

*As imagens contidas nesta reportagem podem ter alguma referência ao período do Nazismo, regime em vigor na Alemanha durante os jogos Olímpicos de 1936. De maneira alguma isso é um endosso a essas práticas.