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Juízo Final, Mig-29, bombardeiros: Conheça aviões militares russos
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O conflito que ocorre na Ucrânia tem envolvido a presença de diversos aviões. A Rússia, como uma das maiores desenvolvedoras aeronáuticas do mundo, conta com um catálogo extenso de aeronaves em sua frota militar.
Grande parte das suas estrelas são desenvolvidas pela UAC (United Aircraft Corporation), holding na qual o governo russo tem o controle acionário. Ela é dona de fabricantes como Beriev, Ilyushin, Mikoyan, Sukhoi, Tupolev, e Yakovlev.
Veja a seguir algumas das principais aeronaves das forças armadas russas, que não necessariamente estão sendo utilizadas no confronto contra a Ucrânia:
Maxdome - Avião do Juízo Final
A Rússia possui um avião que opera como posto de comando aerotransportado, nome técnico dos aviões do Juízo Final, que podem voar por vários dias sem necessidade de pousar. Ele é utilizado para dar apoio ao líder do país em situações de guerra, concentrando -se em coordenar as forças armadas.
Atualmente, o modelo utilizado para essa finalidade é o Ilyushin Il-80 Maxdome, desenvolvido a partir do avião de transporte civil Il-86. Existem ao menos quatro Maxdomes a serviço do governo russo. Eles começaram a voar em 1985, e sua entrada em operação definitiva na atual função só ocorreu em 1992.
A principal diferença na aparência entre esse avião e seu irmão civil está na ausência de janelas e na protuberância na parte superior da fuselagem, uma corcunda que abriga os sistemas eletrônicos da aeronave. Ele não tem janelas, para evitar que passageiros e a tripulação sejam afetados pelos efeitos visuais (clareza extrema) de uma explosão nuclear.
MiG-29 - Caça
O MiG 29 começou a ser fabricado na década de 1980 pela Mikoyan-Gurevich, empresa que leva o nome de seus dois fundadores. Ele é denominado Fulcrum pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
O caça é um dos principais modelos das forças armadas russas, tendo sido exportado para diversos países mundo afora. Ele até está sendo enviado para a Ucrânia por outros países para reforçar suas defesas durante a atual guerra.
A versão mais recente do MiG-29K tem capacidade para até oito mísseis de curto alcance, além da metralhadora. Suas medidas são de 17,3 metros de comprimento, 12 metros de envergadura (distância de ponta a ponta das asas), 4,4 metros de altura e velocidade máxima de 2.200 km/h. Essas especificações variam um pouco conforme as versões do caça.
Ilyushin Il-76 - Avião multimissão
Um dos aviões mais versáteis das forças armadas russas é o Ilyushin Il-76 e suas variantes. Ele é fabricado para ser um avião de transporte, mas também possui versões cargueira, de reabastecimento aéreo, central de comando aéreo militar, além de ser usado para levar passageiros civis.
Ele ainda conta com uma versão especial para treinar astronautas, popularmente conhecida como "avião do vômito", devido à náusea que causa nos passageiros ao simular um ambiente com microgravidade. Seu desenvolvimento remonta à década de 1970.
O quadrimotor a jato tem 46,6 metros de comprimento, 14,7 metros de altura e 50,5 metros de envergadura. Ele consegue transportar até 114 pacientes na versão médica, ou até 225 militares.
Sukhoi Su-57 - Caça de quinta geração
Um dos mais recentes caças do mundo, o Sukhoi Su-57 fez seu voo inicial em 2010. Ele ainda está em desenvolvimento, e grande parte de suas informações são classificadas como sigilosas pelo fabricante.
Seu grande diferencial até o momento é a automação das rotinas durante o voo, tirando o excesso de trabalho das mãos dos pilotos, além de ser praticamente invisível aos radares.
Tupolev Tu-95 - Bombardeiro estratégico
Esse bombardeiro começou a ser desenvolvido na década de 1940, para uso na Guerra Fria, a partir dos anos 50. O pedido que originou o Tu-95 consistia em um avião com alto poder de bombardeio capaz de decolar da então União Soviética, chegar aos EUA e retornar à origem após cumprir sua missão.
Seu voo inicial ocorreu em 1952, tendo entrado em serviço apenas no final daquela década. Com a denominação de Bear (Urso) pela Otan, era capaz de carregar armamentos nucleares, e ultrapassou a marca de 500 unidades produzidas.
Ele passou por diversas modernizações nas décadas seguintes, tendo sua produção encerrada na década de 1990. O Tu-95 é um quadrimotor a hélices contrarrotativas, ou seja, cada motor possui duas hélices que rodam em sentidos opostos cada uma.
O Tu-95MC, versão modernizada desse bombardeiro, tem envergadura de 50,4 metros, comprimento de 49,1 metros e altura de 13,3 metros, atingindo até 830 km/h, segundo a fabricante Tupolev.
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