IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que um simples caranguejo é capaz de fazer um avião arremeter?

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A presença de caranguejos, como ocorreu esta semana em Vitória (ES), outros animais ou objetos menores na pista de pouso de aviões pode representar um risco para a segurança.

Por que é perigoso?

Existem vários fatores que podem significar um maior perigo na hora do pouso, incluindo animais na pista. De acordo com o piloto Tiago Rosa da Silva, Diretor de segurança de voo do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas):

  • A aeronave pode desviar ou derrapar. Qualquer coisa fora do comum que esteja na pista na hora do pouso de um avião é encarada como um risco.
  • Os animais ainda podem ser sugados. Se entrarem no motor, atrapalham seu funcionamento.
  • Preocupação com a fuselagem ou as asas. Outra possibilidade é que, com o impacto, os caranguejos fossem arremessados contra algumas das superfícies do avião, causando danos.

Os pilotos optam por arremeter a aeronave. Isso é uma opção caso o pouso esteja em risco.

Arremetida é um procedimento normal. Todos os pilotos são treinados exaustivamente para realizar esse tipo de operação. Ela deve ocorrer em momentos onde o piloto não tem 100% de certeza que há total segurança para pousar"
Tiago Rosa da Silva, diretor do SNA

Mesmo que haja danos menores, isso demanda tempo de manutenção. Para evitar atrasos em voos e gastos, é considerado mais simples optar por arremeter.

Aumento no número de animais

O aeroporto de Vitória fica próximo a uma região de mangue. Isso explicaria a presença de caranguejos no local, de acordo com Marcelo Tavares, professor do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo).

  • Os caranguejos poderiam passar por baixo da pista junto ao escoamento de água que vai dar no mangue.
  • É possível que os animais tenham seguido por uma tubulação e chegado até a pista. Isso pode ter ocorrido pois há comunicação da área do aeroporto com o mangue por este curso d'água.
  • É o período reprodutivo caranguejos, então, não seria estranho observar esses animais naquele local. Nesta época, é reforçada a preservação das espécies.

Também poderia ser um gavião que capturou um caranguejo e, durante o trajeto para levar o animal para um local para se alimentar, deixou ele cair na pista. Mas essa é uma hipótese remota"
Marcelo Tavares, professor Ufes

O que aconteceu?

Na segunda-feira, voo da Gol com destino ao aeroporto de Vitória (ES) teve de arremeter na após ser informado da presença de caranguejos na pista de pouso.

Para garantir a segurança, o piloto arremeteu o avião, e pousou alguns minutos depois após a pista ter sido liberada.

Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco à nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista [risos], acredite se quiser. Um monte de caranguejos, enormes, então a torre de controle nos obrigou que arremetêssemos e vai ser feita uma vistoria para o recolhimento desses caranguejos"
Piloto do voo da Gol

Segundo a Zurich Airports, que administra o local, havia apenas um caranguejo na pista e a equipe de fauna do aeroporto foi acionada.

Veja a íntegra da nota da administradora:

"A Zurich Airport Brasil informa que foi verificada a presença de 1 caranguejo na pista. A equipe de fauna do aeroporto foi acionada. Este é o procedimento padrão previsto para esses casos. Logo após a retirada do animal, as operações seguiram regularmente. A aeronave do vídeo pousou cerca de 10 minutos depois do speech do comandante. Ocorrência por volta de 23h10 de segunda-feira".

Veja a íntegra da nota da Gol:

"A GOL informa que o voo 2094, entre o aeroporto de Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, e a cidade de Vitória (VIX), realizado na noite de segunda-feira (20/03), efetuou uma arremetida durante o seu processo de aterrissagem na capital capixaba devido à presença de animais na pista. Todo o procedimento seguiu os protocolos de Segurança, valor número 1 da Companhia. Depois de liberada a pista, a aeronave retomou sua posição e pousou em Segurança às 23h06, hora local, sem nenhum atraso em relação à previsão inicial do horário de pouso.

A Companhia reforça que uma arremetida é o ato de descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o Comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de Segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto, como neste caso. A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis de pista, nesta situação, sem a presença de animais na área de pouso".