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Abrir porta de avião em voo é quase impossível e dá cadeia; relembre casos

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/05/2023 04h00

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Abrir a porta ou a saída de emergência de um avião durante um voo é uma missão praticamente impossível. Ainda assim, há casos de pessoas que tentam, como ocorreu nesta sexta-feira (26) na Coreia do Sul.

Diferença de pressão impede abertura

Abrir a porta de um avião em um voo é quase impossível. Isso se deve à diferença de pressão entre o lado de dentro e o de fora da aeronave.

Quanto mais alto, mais rarefeito é o ar, ou seja, menos denso. Com isso, há mais dificuldade em respirar, devido à menor concentração de oxigênio.

Conforme o avião sobe, ele controla sua pressão interna para reproduzir a mesma atmosfera encontrada entre 1,8 km e 2,4 km de altitude. Enquanto isso, o voo pode chegar a uma altitude de 12 km acima do nível do mar.

Dessa maneira, a pressão de dentro fica maior enquanto a de fora é menor. Mas, como isso evita a abertura?

Avião é como panela de pressão

Porta avião - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Porta de avião: Diferença de pressão entre o lado de dentro e o de fora impede a abertura durante o voo
Imagem: Alexandre Saconi

De uma maneira simplificada, é possível fazer uma analogia entre um avião comercial de grande porte e uma panela de pressão. O encaixe da porta e da saída de emergência na fuselagem da aeronave evita que ela seja aberta em voo.

Assim como na panela de pressão, a tampa pode até ser destravada. Mas a pressão interna a mantém no lugar, evitando sua abertura.

No avião, funciona de maneira similar. A porta e a saída de emergência precisam ser puxadas para dentro antes de serem abertas.

Para isso, seria preciso uma força descomunal, de algumas toneladas, para vencer a diferença de pressão. Mesmo se isso ocorresse, a porta ainda conta com sistemas de segurança que impedem que ela seja puxada durante o voo.

No caso desta sexta-feira na Coreia do Sul, o avião estava próximo ao solo, a cerca de 200 metros de altura. Com isso, a pressão de dentro e de fora tinham pouca diferença.

Esse pode ter sido o motivo que permitiu a abertura da saída de emergência mesmo com o avião ainda em voo. Apesar do risco, ninguém ficou ferido gravemente.

Em aviões de pequeno porte, nem sempre as portas funcionam dessa maneira. Isso não é necessário, já que eles voam a baixas altitudes e nem sempre são pressurizados.

Relembre outros casos

Mesmo diante das dificuldades, alguns passageiros já tentaram abrir a porta do avião em pleno voo.

Em março, um passageiro tentou abrir a saída de emergência do avião e esfaquear os comissários durante um voo da United Airlines nos EUA. Ele queria abrir a porta e pular da aeronave, mas um alarme foi acionado e porta foi travada novamente em seguida pelos tripulantes.

Em 2008, situação similar acontecia em um voo da ex-aérea francesa XL Airways. Duas passageiras britânicas alcoolizadas tentaram abrir a porta durante o voo e foram contidas por agentes de segurança até um pouso de emergência.

Ano passado, antes do avião decolar, uma mulher conseguiu abrir a porta do avião em Nova York (EUA), o que acabou inflando a escorregadeira de emergência. Ela fugiu pelo aeroporto, mas foi capturada pela polícia.

Em dezembro do ano passado, também nos EUA, uma passageira tentou abrir a porta de um avião durante o voo. Segundo ela, Jesus havia dito para ela fazer isso, mas foi contida e presa assim que o avião pousou.

Muito recorrentes, esses tipos de situações são consideradas ameaças graves à segurança de voo. No Brasil, atentar contra a segurança de transporte aéreo pode render uma pena de reclusão de 2 a 5 anos.