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Donas das maiores frotas de aviões do mundo não fazem voos; veja quais são

As donas das maiores frotas de aviões comerciais do mundo não fazem nenhum voo. Elas ganham dinheiro alugando aeronaves e motores para as companhias aéreas. Confira abaixo como é este mercado.

Companhias aéreas quase nunca têm aviões

Elas fazem leasing das aeronaves, uma espécie de contrato de aluguel. Também chamado de arrendamento mercantil, o leasing é um tipo de negócio em que as empresas aéreas pagam valores mensais para os lessores ou arrendadores. Esse modelo é comum mundo afora, inclusive no Brasil, que tem centenas de aeronaves arrendadas voando em companhias aéreas.

Isso torna a troca de aviões mais dinâmica. Elas podem substituir a frota quando for conveniente. Assim, antes do fim dos contratos, acabam realizando novos leasings, substituindo frotas mais antigas por aviões mais novos ou que melhor se encaixem em seus planos de negócio.

Há menor custo em curto prazo do que em comparação com a compra. Outra vantagem é que os impostos geralmente são menores sobre este tipo de operação.

Desvantagens está em não ter devolução do avião e nos pagamentos contínuos, mesmo com aeronave no solo. Também é preciso pagar taxas aos lessores, que podem se tornar mais caras ao final da aquisição do avião.

Além do leasing de aviões, empresas também alugam motores. O contrato pode ser separado. Quando o motor fica velho ou apresenta um problema, pode ser facilmente trocado por outro novo ou de uma modelo mais recente, sem precisar ser feito um ajuste no contrato do corpo do avião.

As donas das maiores frotas que você nunca ouviu falar

Elas têm aeronaves, helicópteros, motores. As maiores frotas do mundo hoje têm em seus portfólios aeronaves próprias, aeronaves gerenciadas por eles, motores e "encomendas". Segundo informações dos próprios arrendadores, as maiores são:

  1. AerCap: 1.733 aviões. A empresa ainda é dona de 1.000 motores, 300 helicópteros e aguarda a entrega de outras 400 aeronaves;
  2. SMBC Aviation Capital: 711 aviões. A empresa ainda aguarda a entrega de 183 aeronaves;
  3. Avolon - 578 aviões. A empresa ainda aguarda a entrega de 287 aeronaves;
  4. Air Lease Corporation: 528 aviões. A empresa ainda aguarda a entrega de 359 aeronaves;
  5. BBAM - 489 aviões.
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Irlanda atrai o setor

País oferece as melhores condições para o negócio. Grande parte das empresas de leasing de aeronaves são sediadas na Irlanda. Isso se deve ao fato das condições financeiras oferecidas pelo governo local para o setor.

Lá são sediadas as 3 maiores donas de aviões. AerCap, SMBC e Avolon são sediadas no país, por exemplo. Completando o ranking, Air Lease Corporation e BBAM têm sede nos Estados Unidos.

Líder comprou concorrente e ficou gigante

AerCap fez fusão com empresa da General Eletric. A AerCap já despontava anteriormente como uma das maiores empresas de leasing no setor. Em 2021, a empresa completou a aquisição da segunda colocada no ranking à época, a Gecas, braço de leasing aeronáutico do grupo General Eletric.

Mais de 2.000 aeronaves no mundo. Antes da fusão, AerCap chegou a ter 1.116 aeronaves em seu portfólio, enquanto Gecas alcançava a marca de 1.087 aeronaves. Hoje, o grupo tem mais de 2.000 aeronaves ao todo (incluindo helicópteros e aviões).

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Quanto custa o leasing

Passa de US$ 300 mil. O leasing de um avião Airbus A320 ou Boeing 737, encontrados com maior frequência nos aeroportos brasileiros, pode ultrapassar a casa dos US$ 300 mil (R$ 1,5 milhão) mensais.

Valor varia conforme modelo, ano de fabricação e tecnologia das aeronaves. A variação é em centenas de milhares de dólares dependendo de uma série de fatores. Entre eles, estão modelo, ano de fabricação, tecnologia usada, quantidade de aeronaves arrendadas pela companhia aérea, entre outros fatores.

Frota bilionária

Em 2022, as maiores arrendadoras em número de aeronaves tinham os seguintes valores em ativos ligados à aviação, segundo as próprias empresas:

  • AerCap: Cerca de US$ 70 bilhões (R$ 348 bilhões)
  • Avolon: US$ 31 bilhões (R$ 154 bilhões)
  • Air Lease Corporation: US$ 29,8 bilhões (R$ 148 bilhões)
  • SMBC Aviation Capital: US$ 24 bilhões (R$ 119 bilhões)
  • BBAM: Mais de US$ 15 bilhões (R$ 75 bilhões)
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Como é no Brasil

Azul e Gol são as que mais arrendam aeronaves. Elas estão no top 10 mundial de companhias. Os dados são de balanço feito pela publicação especializada Airfinance Journal com dados divulgados em 2022.

Juntas, elas tiveram mais de 260 contratos de arrendamento em 2022. A Azul realizou 138 contratos de arrendamento de aeronaves no período (possuía 177 aeronaves no fim de 2022). A Gol efetuou 130 contratos do tipo durante o mesmo ano, segundo a publicação (possuía 146 aeronaves no fim de 2022).

Não só com aéreas. Outras empresas e até mesmo particulares também possuem aviões arrendados de grupos estrangeiros para voar por aqui.

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