Todos a Bordo

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Entenda por que estar em fileiras do fundo é pior em casos de turbulência

Mesmo quem não tem medo de voar pode se sentir mal em caso de turbulências durante um voo. Os efeitos vão desde um leve desconforto até um mal-estar severo, incluindo enjoos. Há um assento ideal para sentir menos esses efeitos em caso de turbulência?

Avião é como uma gangorra

Os aviões têm como centro de equilíbrio as asas. Essa região é como se fosse o ponto de apoio de uma gangorra. A movimentação mais brusca acaba acontecendo na parte da frente ou na de trás.

Com isso, o meio do avião acaba sendo menos suscetível a "chacoalhões". Se sentar em cima da região da asa coloca o passageiro próximo ao centro de sustentação e de gravidade da aeronave. Nesse local, as oscilações são menores e, portanto, a região tende a ser menos desconfortável. Outra alternativa é sentar nos assentos mais para a frente do avião, onde, apesar de se mover mais que no meio, o movimento é menos brusco que na parte de trás.

Assentos da janela podem melhorar a experiência. Ficar nos assentos da janela permitem que o passageiro se apoie na parede do avião, melhorando um pouco a sensação diante das oscilações. Ao mesmo tempo, ver o que se passa do lado de fora tem um efeito psicológico importante em quem tem medo de voar.

Parte de trás costuma ser pior lugar

Motivo é justamente por estar mais distante do centro de gravidade do avião. Parte de trás geralmente passa por mais movimentação durante as turbulências. Ao mesmo tempo, essa região tem mais barulho que na parte da frente do avião, o que pode aumentar outras formas de desconforto.

De qualquer forma, a experiência pode variar entre cada turbulência e para cada passageiro. A melhor coisa se fazer diante de uma situação dessa ainda é apertar o cinto de segurança e manter a calma que tudo costuma passar em poucos minutos no máximo.

Só turbulência não derruba avião

Mesmo com a sensação ruim ocasionada, turbulências não são capazes de derruba aviões modernos. As aeronaves desenvolvidas no século 21 evoluíram seus projetos cada vez mais para aguentar fortes oscilações sem sofrer nenhum problema.

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Maior problema em turbulência é estar solto na cabine. No momento da movimentação, os passageiros podem ser arremessados caso não estejam presos aos seus assentos. Como não é possível saber quando a turbulência irá afetar o voo, é importante se manter sentado e com os cintos afivelados sempre que possível.

Por outro lado, objetos soltos na cabine podem acertar quem está sentado. Historicamente, apenas em situações bem complexas aviões menores enfrentaram problemas severos relacionados à turbulência, mas isso já não é mais comum de ocorrer.

Asa do avião pode mexer até quatro metros para cima e para baixo, dependendo do modelo. O objetivo é que ela absorva mudanças bruscas e torne o voo mais confortável.

Superfície tem uma boa elasticidade, e isso é desejável. Além de melhorar a experiência de voo, esse "bater" das asas permite que ela suporte melhor o peso e as forças às quais o avião estará submetido durante o voo.

Planejamento também evita problemas com turbulências. Antes de voar, é feito um conjunto de definições sobre a rota para evitar áreas propensas. Junto a isso, aviões comerciais de grande porte contam com radares meteorológicos para monitorar o trajeto e desviar de nuvens mais propensas a interferir na tranquilidade do voo.

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