'Conseguimos': veja os bastidores do primeiro voo de carro voador no Brasil
'Conseguimos!'. Foi com essa frase que fui recebido após o pouso do primeiro voo de um carro voador e escala real no Brasil. Na manhã da sexta-feira (20) foi realizado o primeiro teste dessa aeronave no país, um EH216-S, da fabricante chinesa EHang, trazido ao país pela empresa brasileira Gohobby.
Tecnicamente chamadas de eVTOL (electric Vertical Takeoff and Landing, ou, Aeronave de Decolagem e Aterrissagem Vertical Elétrica), essas aeronaves estão recebendo fortes investimentos de gigantes do setor, como Airbus, Boeing e a brasileira Embraer.
Sinal do futuro da mobilidade urbana, diversas aéreas estão de olho nessas aeronaves e já fecharam contratos para operarem nos próximos anos, como as brasileiras Azul e Gol.
Como foi o primeiro voo?
O EH216-S realizou dois voos curtos, um de 6 minutos e outro de 3 minutos e 20 segundos, respectivamente, pouco após as 11h30 do dia 20 de setembro. O local escolhido foi o Clube de voo Aeroquadra, um condomínio fechado com infraestrutura para receber voos na cidade de Quadra (SP), a cerca de 160 km de distância da capital paulista.
No momento do voo, o presidente da Gohobby, Adriano Buzaid, declarou que estava autorizada a decolagem. Naquele momento, o piloto Jeovan Alencar se tornou o primeiro comandante brasileiro a operar esse tipo de aeronave de maneira totalmente remota, ao lado do executivo da empresa.
A primeira decolagem foi feita diante de um público de cerca de 60 pessoas, além da imprensa e técnicos da empresa. A aeronave subiu acima do vertiporto (nome dado à estrutura onde os eVTOLs pousam e decolam) a uma altura aproximada de 40 metros e fez um trajeto sobre a pista do Aeroquadra.
Após chegar ao final do trajeto de 1.700 metros ao todo, a aeronave deu meia volta e retornou ao vertiporto, onde pousou sob aplausos de quem testemunhou o primeiro voo do 'carro voador' na América Latina. Instantes depois, os motores eram ligados novamente, e o segundo trajeto, um pouco menor e mais rápido, era iniciado, percorrendo 700 metros.
Novamente, a aeronave pousou com precisão no centro do vertiporto, onde foi desligada e pode ser acessada pelos presentes.
Bastidores
O UOL acompanha a trajetória do EH216-S desde os primeiros testes realizados na China, passando pela chegada ao Brasil no final de 2023 e culminando com o primeiro voo realizado recentemente.
A aeronave ainda tem mais trechos por terra do que pelo ar. Desde sua apresentação ao público brasileiro em dezembro de 2023 até hoje, ela já rodou por diversos eventos, como a Agrishow, Formula E, Heli XP, Catarina Aviation Show (no aeroporto executivo Catarina, em São Roque/SP) e o Arraiá Aéreo, evento promovido em Bauru (SP) pelo senador e ex-astronauta Marcos Pontes.
No dia do primeiro voo, o controle da aeronave foi feito a partir de dois computadores próximos ao vertiporto. Entretanto, não seria necessário, já que ela pode ser comandada pela internet, uma vez que possui diversas formas de se conectar, seja por wi-fi, 4G ou uma rede dedicada.
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OLHAR APURADO
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Quero receberO comandante foi Jeovan Alencar. Embora estejam presentes dois computadores para realizar o voo, o do comandante tem mais autoridade sobre a aeronave, ou seja, é dele a palavra final na operação.
Comandante e piloto se dividiam entre manter o olho em toda a operação e ver o carro voador fazendo sua primeira operação naquele momento logo acima de suas cabeças.
Quando o Adriano [presidente da Gohobby] falou 'autorizada a decolagem', foi uma emoção muito grande. Você tem certeza de que vai acontecer tudo bem, mas é uma mistura de preocupação, alegria, felicidade. Tenho muito orgulho de ser o primeiro brasileiro a fazer uma decolagem [com esse tipo de aeronave]
Jeovan Alencar, primeiro comandante a decolar um eVTOL no Brasil
Durante toda a operação, ela permaneceu conectada e repassando seus dados e parâmetros dos motores e das baterias para os computadores dos pilotos. Caso a conexão se perca, o EH216-S cumpre tudo o que foi programado para fazer e encerra sua missão em segurança.
É como se você visse um filho crescendo, crescendo, e chega um dia você ver esse filho andar.
Jeovan Alencar, da Gohobby
Ao término do primeiro voo, o UOL conversou com Buzaid, que relembrou outros momentos nos quais conversamos. "Conseguimos! Você se lembra que a gente falou em maio, durante a Drone Show, sobre o voo, e parecia tão longe essa data? Pois esse dia chegou", comemorou em conversa com a reportagem.
"Desde o final do ano passado, quando trouxemos o eVTOL EH216-S, sonhamos com o momento em que finalmente veríamos a aeronave decolar no Brasil. Esse dia chegou, e estou feliz por fazer parte deste momento histórico para o nosso país e para o futuro da mobilidade aérea urbana", disse Buzaid à imprensa.
Sem ninguém a bordo
Essa primeira decolagem foi realizada sem nenhum passageiro a bordo. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu autorização para que o primeiro voo seja realizado apenas como se o eVTOL fosse um drone comum, ou seja, não estava autorizado a ter ninguém dentro dele.
Esse momento marca uma conquista em um processo de certificação ainda inédito no Brasil. Os trâmites administrativos para certificação como eVTOL estão sendo realizados pela empresa agência brasileira em parceria com a agência de administração da aviação civil da China, CAAC (Civil Aviation Administration of China), segundo Victoria Jing Xiang, diretora de operações da EHang para Europa e América Latina.
Uma vez que estiver constatada a segurança de voo do EH216-S, mesmo que de maneira não tripulada, ficaria mais fácil proceder a um voo tripulado. Buzaid e Alencar estiveram recentemente na China voando dentro do exemplar.
Eles também precisaram passar por uma bateria de testes e treinos em simuladores para serem certificados como operadores do modelo, assim como em um avião comum. No caso do EH216-S, eles ainda precisam estudar os circuitos elétricos da aeronave, baterias, aerodinâmica, entre outros fatores para entenderem o funcionamento da aeronave por completo.
Lista de espera
Há 16 pessoas na lista de espera da Gohobby para a chegada do drone da empresa chinesa. O modelo pode ser adquirido por cerca de US$ 600 mil (R$ 3,26 milhões). Esse valor depende da cotação do dólar no momento do contrato e de condições especiais oferecidas pela empresa.
Carros voadores no Brasil
A autorização de voo do EH216-S foi sob as normas de um drone, já que ainda não há certificação de tipo para ele no país. De acordo com a Anac, três modelos passam por processo de certificação no Brasil, seja do zero, seja revalidando processos já iniciados por agências no exterior. São eles:
- Eve Airmobility, da Embraer (certificação primária, ou seja, do zero)
- Lilium Airmobility (validação dos processos iniciados na Agência Europeia para a Segurança da Aviação)
- Vertical Aerospace (validação dos processos iniciados junto à Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido)
Ficha técnica
Modelo: EH216-S
Fabricante: EHang
País de origem: China
Altura: 1,93 metro
Largura: 5,73 metro
Peso máximo de decolagem: 620 kg
Distância máxima de voo: 30 km
Velocidade máxima: 130 km/h
Capacidade máxima de carga: 220 kg (incluindo passageiros e bagagem)
Capacidade do bagageiro: Até 20 kg
Passageiros: Até dois
Sistema de voo: Controlado a distância ou programado previamente
Preço estimado: US$ 600 mil (R$ 3,26 milhões)
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