Todos a Bordo

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Reportagem

Voo mais longo do mundo dura 19 horas e permite ver pôr do sol duas vezes

Ligar dois lados opostos do globo terrestre (a terra não é plana) é uma tarefa complexa. Se, há até poucas décadas, um voo ligando o sul ao norte do Brasil precisava de várias escalas para ser cumprido, hoje já é possível voar por quase 20 horas seguidas em um mesmo avião.

Para conquistar esse feito, é necessário um planejamento para garantir que não vão faltar refeições e bebidas, insumos para o voo (como cobertas, travesseiros entre outros), tripulação e, acima de tudo, uma máquina que possa realizar a tarefa.

Felizmente, já é possível cruzar o planeta em um voo direto e sem escalas. São rotas lucrativas e que economizam cerca de quatro a seis horas de voo em comparação com trechos com escalas.

Voo recordista dura 19 horas

Hoje, os voos com as maiores distâncias voadas ligam a região metropolitana de Nova York (EUA) a Singapura. São voos que partem do Aeroporto Internacional John F. Kennedy e do Aeroporto Internacional de Newark rumo ao Aeroporto Changi, no país asiático.

São cerca de 15,3 mil quilômetros voados em aproximadamente 19 horas cada um. Essa rota é tão longa, que é possível ver o pôr do sol duas vezes em algumas ocasiões.

Uma dessas situações foi no voo de Singapura aos EUA do dia 26 de setembro de 2024. O voo partiu próximo ao meio-dia, passando pelo primeiro pôr do sol horas depois, e pousando às 18h48, minutos depois do segundo pôr do sol. Isso acontece com frequência e, quando não ocorre após o sol ter se posto, se dá poucos minutos antes disso acontecer.

No Brasil, um dos voos com maior duração e distância é o que liga o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) ao de Boa Vista (RR).

Esse trecho dura cerca de quatro horas e trinta minutos, e percorre aproximadamente 3.200 km. Isso representa uma duração 4,2 vezes menor que os voos dos EUA a Singapura, e uma distância quase cinco vezes menor, o que é surpreendente mesmo para um país com as dimensões continentais do Brasil.

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Veja o ranking

Segundo a OAG, provedora de dados e consultoria aeronáutica britânica, estes são os voos mais longos do mundo na atual temporada:

1) Nova York (Aeroporto Internacional John F. Kennedy, nos EUA) a Singapura (Aeroporto Changi)
Distância: 15.332 km
Duração: 19 horas
Empresa: Singapore Airlines
Avião: Airbus A350-900

2) Região metropolitana de Nova York (Aeroporto Internacional de Newark, nos EUA) a Singapura (Aeroporto Changi)
Distância: 15.329 km
Duração: 19 horas e 10 minutos
Empresa: Singapore Airlines
Avião: Airbus A350-900

3) Auckland (Nova Zelândia) a Doha (Qatar)
Distância: 14.526 km
Duração: 17 horas e 25 minutos
Empresa: Qatar Airways
Avião: Airbus A350-900

4) Perth (Austrália) a Londres (Aeroporto de Heathrow, na Inglaterra)
Distância: 14.499 km
Duração: 16 horas e 45 minutos
Empresa: Qantas Airways
Avião: Boeing 787-9

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5) Dallas (Aeroporto Dallas Forth Worth, nos EUA) a Melbourne (Austrália)
Distância: 14.468 km
Duração: 15 horas e 50 minutos
Empresa: Qantas Airways
Avião: Boeing 787-9

6) Paris (Aeroporto Charles de Gaulle, na França) a Perth (Austrália)
Distância: 14.265 km
Duração: 16 horas e 30 minutos
Empresa: Qantas Airways
Avião: Boeing 787-9

7) Auckland (Nova Zelândia) a Nova York (Aeroporto Internacional John F. Kennedy, nos EUA)
Distância: 14.209 km
Duração: 16 horas e 15 minutos
Empresa: Air New Zealand e Qantas
Avião: Boeing 787-9

8) Auckland (Nova Zelândia) a Dubai (Emirados Árabes Unidos)
Distância: 14.193 km
Duração: 17 horas e 25 minutos
Empresa: Emirates
Avião: Airbus A350

9) Shenzhen (China) à Cidade do México (México)
Distância: 14.124 km
Duração: 16 horas
Empresa: China Southern
Avião: Airbus A350

10) Los Angeles (EUA) a Singapura (Aeroporto Changi)
Distância: 14.096 km
Duração: 17 horas e 10 minutos
Empresa: Singapore Airlines
Avião: Airbus A350-900

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Distância ou tempo?

Algumas rotas, mesmo mais longas, demoram menos do que outras. É o caso de Shenzhen à Cidade do México, que leva 16 h para voar uma distância de 14.124 km, enquanto de Los Angeles a Singapura demora 1h10min a mais para voar 28 km a menos.

Essa diferença se deve a um conjunto de fatores. Um deles é predominância de correntes de vento ao longo do ano em um determinado sentido.

Em determinado período do ano, os ventos sopram em direções diferentes. Se o vento predominante for frontal, haverá uma resistência maior para o voo. Se vier pela cauda, dará uma espécie de "empurrãozinho" na aeronave e aumentará sua velocidade, diminuindo o tempo de voo.

Ainda é preciso entender se alguma operação do voo pode ser diferente dependendo da rota a ser voada. Alguns aeroportos precisam, principalmente aqueles em grandes centros urbanos, tendem a ter procedimentos de aproximações diferentes, que podem resultar em uma distância voada um pouco maior.

Avião favorito

O modelo favorito para realizar essas rotas de longa distância é o Boeing 787-9. Ele é responsável por quatro rotas ao todo. O UOL falou mais dele aqui.

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Se considerarmos a família de aviões favorita, o avião que voa a maior quantidade de rotas do ranking é a Airbus A350, com três delas sendo servidas pelo A350-900 (responsável pelas duas mais longas) e outra pelo A350-1000. Também falamos dessa família de aviões aqui.

Uma outra rota, a de Auckland a Dubai, é realizada pelo A380, da fabricante europeia Airbus.

Desgaste é desafio

Um dos grandes desafios desses voos ultralongos é reduzir o desgaste enfrentado pelos passageiros e o jet lag, o cansaço causado por grandes mudanças de fuso horário e que pode levar a problemas de irritabilidade e falta de concentração.

Essas aeronaves foram projetadas para diminuir esses impactos. Uma dessas medidas é uma umidade maior, já que o ar costuma ficar mais seco devido ao ar-condicionado usado durante o voo.

Algumas dessas aeronaves também têm uma pressurização diferente. Ao decolar, o avião é pressurizado, mantendo o ar respirável.

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Quanto maior a altitude, mais difícil é respirar, já que as moléculas de ar estão menos concentradas na atmosfera. Com isso, esses aviões tentam reproduzir camadas mais baixas da atmosfera, mais próximas ao nível do mar, que tornam o percurso mais confortável.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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