IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Bolsas da Ásia sobem após estímulo do BC da China

Do UOL, em São Paulo

30/07/2013 09h00

As ações asiáticas subiram nesta terça-feira (30), depois que o banco central da China injetou fundos nos mercados pela primeira vez desde fevereiro.

O banco central da China injetou fundos nos mercados monetários através de operações de mercado aberto, o que deixou os investidores aliviados.

A prática era comum nos mercados chineses até junho. No mês passado, o BC não injetou dinheiro no mercado para alertar os investidores sobre operações financeiras arriscadas. Isso tinha causado pânico e feito a Bolsa chinesa cair forte.

Nesta terça, o índice acionário de Xangai subiu 0,7%, enquanto o de Hong Kong avançou 0,48%.

"A injeção de dinheiro do Banco Popular da China (BC chinês) foi positiva hoje, mas eu não acho que será algo mais que uma alta de curto prazo para o setor bancário chinês", disse o estrategista do First Shanghai Securities, Linus Yip.

Outros banco centrais serão o foco das atenções nesta semana, com os investidores à espera de sinais das autoridades do Federal Reserve, banco central norte-americano, irão estabelecer a base para reduzir seu programa de compras de títulos de 85 bilhões de dólares ao mês a partir de setembro. O BC britânico e o Banco Central Europeu (BCE) também realizarão reuniões nesta semana.

A Bolsa do Japão saltou 1,53%; Seul ganhou 0,9%, e Taiwan, 0,98%. O mercado em Cingapura fechou com ganhos de 0,26%, e a Bolsa australiana fechou praticamente estável, com leve alta de 0,02%.

(Com Reuters)