Bolsas

Câmbio

Vencedor do UOL Invest 2015 nunca aplicou na Bolsa, mas ganhou 432%

Do UOL, em São Paulo

De olho em suas ações virtuais todos os dias, Quecy de Sousa Gurgel, 21, de Águas Lindas de Goiás (GO), foi o vencedor geral do simulador de Bolsa UOL Invest em 2015.

Enquanto ele conseguiu valorização de 432,2% em sua carteira virtual durante o ano, o Ibovespa (principal índice da Bolsa de Valores paulista) fechou 2015 com queda de 13,31%.

Arquivo pessoal
Quecy Gurgel, vencedor do UOL Invest 2015
O comerciante, que simula suas aplicações há dois anos, diz conferir o andamento dos mercados e o noticiário econômico diariamente com o objetivo de aproveitar qualquer oportunidade para ampliar seus investimentos.

"Esse ano que passou tive a estratégia de curto prazo, de comprar e vender no mesmo dia ou na mesma semana", diz.

Em sua carteira virtual, as principais ações negociadas em 2015 foram as de Petrobras (PETR4), Vale (VALE5), PDG (PDGR3) e JBS (JBSS3).

Formado no Ensino Médio, Gurgel trabalha atualmente com seus pais, que têm um mercado, e nunca investiu na Bolsa real. "Estou juntando dinheiro para começar a investir este ano", afirma. 

Premiação

Como prêmio, Gurgel vai ganhar um tablet, um curso do Instituto Educacional BM&FBovespa e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico.

Os cinco vencedores anuais regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) também recebem prêmios: um curso da BM&FBovespa, que poderá ser presencial ou online, e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico.

Os vencedores regionais em 2015 foram:

  • Região Norte: Danton Brito Neto, de Palmas (TO)
  • Região Nordeste: Cláudio José Arruda de Souza Leão, de Recife (PE)
  • Região Centro-Oeste: Lauro Neves da Silva, de Brazlândia (DF)
  • Região Sudeste: Nadir Firmino da Conceição, de São João do Manteninha (MG)
  • Região Sul: Maria Lucia Fritzen Liebl, de Mafra (SC)

Participantes que já tinham sido premiados em outras ocasiões na mesma categoria ou que estavam com o cadastro irregular (o regulamento só permite um cadastro por participante e por CPF) foram desconsiderados para a premiação, passando para o próximo em condições.

Ganhador de dezembro

O UOL Invest também dá prêmios mensais. Em dezembro, o ganhador foi Airton Araújo, de Belo Horizonte (MG), que conseguiu uma valorização de 100,2% em sua carteira virtual durante o mês.

Ele receberá um curso online da BM&FBovespa e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico.

Saiba como funciona o UOL Invest

O UOL Invest permite que os internautas simulem compra e venda de ações, montando sua carteira exatamente como se estivessem operando na Bovespa, com um crédito fictício inicial em dinheiro. O serviço tem cerca de 273 mil usuários cadastrados.

A ferramenta não é a própria aplicação na Bolsa, mas um sistema que simula as operações do mercado acionário. É um instrumento que pode ser usado para quem pensa em investir em ações, mas quer antes experimentar como funciona.

O participante tem acesso, ainda, a notícias sobre o mercado financeiro e às cotações dos papéis listados na Bolsa. O cadastro é grátis e aberto a todos os internautas.

O UOL Invest é uma realização do UOL em parceria com a BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros), com apoio da Enfoque Informações Financeiras.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos