IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai 1,24% e fecha a R$ 3,302, após duas altas seguidas

Do UOL, em São Paulo

15/09/2016 17h07

dólar comercial fechou esta quinta-feira (15) em queda de 1,24%, a R$ 3,302 na venda, interrompendo uma sequência de duas altas. Na véspera, a moeda norte-americana havia subido 0,79%.

Mesmo com a queda de hoje, o dólar acumula valorização de 0,66% na semana. No mês, tem alta de 2,24% e, no ano, baixa de 16,37%. 

Cenário externo

O dólar continuou sendo influenciado pelas expectativas sobre as taxas de juros nos Estados Unidos. Na semana que vem, o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) se reúne para mais uma decisão sobre os juros no país.

Dados sobre a economia norte-americana reduziram as apostas de que o Fed possa elevar os juros na próxima semana. Juros mais altos nos EUA poderiam atrair para lá recursos atualmente investidos em países onde os rendimentos são maiores, como no Brasil.

A produção industrial dos EUA caiu 0,4% em agosto em comparação a julho, pior que a projeção em pesquisa da agência de notícias Reuters, de recuo de 0,3%. As vendas no varejo nos EUA caíram 0,3% no mês passado, também mais do que o esperado.

Expectativas

O mercado tem sido influenciado nos últimos dias pelas expectativas em relação à reunião do Fed, na quarta-feira que vem (21), mesmo dia em que o Banco do Japão também anuncia sua decisão e pode fazer mudanças em sua política de estímulos.

Pesquisa da Reuters feita com economistas na semana passada apurou que cresceram para 70% as chances de um aumento do juro nos EUA em dezembro. No levantamento anterior, a chance era de 57,5%.

Atuação do BC

O Banco Central brasileiro atuou no mercado de câmbio nesta quinta-feira. O BC reduziu pela metade sua oferta de contratos de swap cambial reverso (equivalentes à compra futura de dólares), assim como havia feito na véspera. O BC ofertou 5.000 contratos e todos foram vendidos.

O BC vinha ofertando 10 mil swaps por sessão.

(Com Reuters)