IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai 0,16% e fecha a R$ 3,236, com juros e eleições nos EUA

Do UOL, em São Paulo

03/11/2016 17h08

dólar comercial fechou esta quinta-feira (3) em queda de 0,16%, a R$ 3,236 na venda. Apesar da queda de hoje, o dólar acumula alta de 1,24% na semana. No mês, tem valorização de 1,44% e, no ano, baixa de 18,03%. 

Na véspera, os mercados ficaram fechados no Brasil devido ao feriado de Finados. Na terça-feira (1º), a moeda norte-americana havia fechado em alta de 1,6%.

Eleições nos EUA

No exterior, investidores estavam apreensivos com as eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para 8 de novembro.
Recentes pesquisas de intenção de voto mostraram perda de força da candidata democrata, Hillary Clinton, frente ao seu adversário republicano, Donald Trump.

O candidato é considerado muito radical e tem deixado os mercados preocupados com possíveis mudanças na política econômica que poderia adotar caso vença a disputa.

Nesta manhã, duas novas pesquisas mostraram que Hillary tinha leve vantagem sobre Trump.

Juros nos EUA

Na véspera, o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) manteve a taxa de juros no país na faixa entre 0,25% e 0,5%.
O Fed, no entanto, deu sinais de que pode subir a taxa em dezembro.

Juros mais altos nos EUA poderiam atrair para lá recursos atualmente investidos em outros países onde os rendimentos são maiores, como é o caso do Brasil. Para efeito de comparação, a taxa básica de juros no país é de 14% ao ano.

Atuação do BC

Como nas últimas sessões, o Banco Central brasileiro ofertou 5.000 contratos de swap cambial reverso (equivalentes à compra futura de dólares). Todos foram vendidos.

(Com Reuters)