Dólar fecha em queda de 0,14%, a R$ 3,089, após duas altas seguidas

Do UOL, em São Paulo

O dólar comercial fechou esta segunda-feira (20) em queda de 0,14%, cotado a R$ 3,089 na venda, após duas altas seguidas. Na última sexta-feira (17), a moeda havia subido 0,28%. 

A sessão foi marcada por poucos negócios devido ao fechamento dos mercados norte-americanos em dia de feriado nos Estados Unidos. 

Feriado nos EUA

O dia foi de menor movimento por conta do feriado do Dia dos Presidentes nos Estados Unidos. 

"Nos próximos dias, um dos destaques é a ata do Fed (banco central dos EUA), que pode ajudar a identificar o comportamento das taxas de juros nos Estados Unidos", afirmou o sócio da Omnix Corretora, Vanderlei Muniz, à agência Reuters. 

Na próxima quarta-feira (22), será divulgada a ata do último encontro de política monetária do Federal Reserve. Juros maiores no país tendem a atrair para lá recursos aplicados em outras economias, como a brasileira.

Entrada de recursos

O mercado acredita a trajetória do dólar é de queda, após empresas brasileiras terem feito captações de recursos no exterior.

Além disso, espera-se a entrada de mais recursos conforme uma nova rodada de regularização de recursos brasileiros no exterior, a chamada repatriação, segue para aprovação no Senado.

Atuação do BC

O Banco Central brasileiro voltou a atuar no mercado de câmbio. Nesta sessão, o BC vendeu 6.000 contratos de swaps tradicionais (equivalentes à venda de dólares no mercado futuro) com vencimento de março. 

(Com Reuters)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos