Dólar cai e fecha a R$ 3,856, após duas altas seguidas; Bolsa sobe 1,64%
O dólar comercial fechou esta quinta-feira (28) em queda de 0,51%, cotado a R$ 3,856 na venda, após duas altas consecutivas. Na véspera, a moeda norte-americana avançou 2,04%.
O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou com valorização de 1,64%, a 71.766,52 pontos. Na véspera, o índice caiu 1,11%.
Leia também:
- Para baixar dólar, BC muda estratégia e põe moeda no mercado já
- Analistas: Risco de Bolsonaro ou Ciro ganhar é o que agita dólar e Bolsa
- Pão francês, remédios, gasolina: como dólar caro afeta seu bolso
Bancos e Vale sobem
Entre os destaques da Bolsa, as ações do Banco do Brasil (+5,75%), do Bradesco (+3,41%), do Itaú Unibanco (+2,77%) e da mineradora Vale (+1,91%) registraram fortes altas.
Os papéis preferenciais (com prioridade na distribuição de dividendos) da Petrobras também tiveram ganhos (+0,3%), enquanto as ações ordinárias (com direito a voto em assembleia) fecharam em queda (-0,58%). Essas empresas têm grande peso sobre o Ibovespa.
PIB dos EUA e eleições no Brasil
O dólar caiu em relação a outras moedas emergentes após os Estados Unidos revisarem para baixo o crescimento de sua economia no primeiro trimestre deste ano, de 2,2% para 2%.
No Brasil, investidores seguiam atentos ao cenário político. Pesquisa Ibope mostrou que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) estão tecnicamente empatados na liderança da corrida presidencial no cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mercado teme que um candidato menos comprometido com o controle dos gastos público vença a disputa.
Após atuar com mais intensidade na véspera, o Banco Central não fez novas intervenções no mercado nesta sessão. Apesar disso, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, voltou a afirmar que a entidade acompanha os mercados e usará os instrumentos necessários para conter uma possível disparada do dólar.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.