IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar cai e fecha a R$ 3,856, após duas altas seguidas; Bolsa sobe 1,64%

Do UOL, em São Paulo

28/06/2018 17h05

O dólar comercial fechou esta quinta-feira (28) em queda de 0,51%, cotado a R$ 3,856 na venda, após duas altas consecutivas. Na véspera, a moeda norte-americana avançou 2,04%.

Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou com valorização de 1,64%, a 71.766,52 pontos. Na véspera, o índice caiu 1,11%.

Leia também:

Bancos e Vale sobem

Entre os destaques da Bolsa, as ações do Banco do Brasil (+5,75%), do Bradesco (+3,41%), do Itaú Unibanco (+2,77%) e da mineradora Vale (+1,91%) registraram fortes altas.

Os papéis preferenciais (com prioridade na distribuição de dividendos) da Petrobras também tiveram ganhos (+0,3%), enquanto as ações ordinárias (com direito a voto em assembleia) fecharam em queda (-0,58%). Essas empresas têm grande peso sobre o Ibovespa.

PIB dos EUA e eleições no Brasil

O dólar caiu em relação a outras moedas emergentes após os Estados Unidos revisarem para baixo o crescimento de sua economia no primeiro trimestre deste ano, de 2,2% para 2%.

No Brasil, investidores seguiam atentos ao cenário político. Pesquisa Ibope mostrou que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) estão tecnicamente empatados na liderança da corrida presidencial no cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mercado teme que um candidato menos comprometido com o controle dos gastos público vença a disputa.

Após atuar com mais intensidade na véspera, o Banco Central não fez novas intervenções no mercado nesta sessão. Apesar disso, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, voltou a afirmar que a entidade acompanha os mercados e usará os instrumentos necessários para conter uma possível disparada do dólar.

(Com Reuters)