IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsa sobe 1,23% e bate novo recorde; dólar fecha em alta e vale R$ 4,13

Do UOL, em São Paulo

21/10/2019 17h02Atualizada em 21/10/2019 18h18

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, encerrou o dia com alta de 1,23%, aos 106.022,28 pontos, batendo um novo recorde de fechamento. A marca anterior era de 10 de julho, quando fechou o dia a 105.817,06 pontos.

O dólar comercial fechou o dia em alta de 0,27%, a R$ 4,13 na venda. O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para turistas, o valor sempre é maior.

O dia foi de otimismo no mercado, com expectativas positivas sobre as negociações comerciais entre EUA e China, além da previsão de que a reforma da Previdência seja aprovada pelo Senado nesta semana.

Para o gestor de portfólio Guilherme Foureaux, sócio na Paineiras Investimentos, a semana começou com tom positivo nas Bolsas globais, principalmente pelo noticiário mais favorável sobre as negociações entre China e Estados Unidos, enquanto o Brexit continua sem definição. A Câmara britânica recusou nova votação de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. O Conselho Europeu estaria avaliando pedido de adiamento.

Foureaux ressaltou, contudo, a expectativa de votação no Senado da reforma da Previdência, que pode encerrar o assunto após anos de discussões. "Apesar de esperado, sempre há algum nervosismo, já de que no Brasil eventos inesperados acontecem com bastante frequência."

"A reforma sendo concluída e o mundo seguindo nessa direção de uma trégua entre China-EUA e resolução momentânea do Brexit, os ativos brasileiros podem ter um bom final de ano", avaliou Foureaux, acrescentando ainda o leilão da cessão onerosa como evento potencialmente benigno.

(Com Reuters)

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Entenda como funciona o câmbio do dólar

UOL Notícias