À espera de anúncios de novos ministros de Lula, dólar fecha a R$ 5,255
O dólar comercial fechou em queda de 0,60%, cotado a R$ 5,255, na sessão de hoje. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), que reúne as empresas mais negociadas, encerrou em alta de 1,53%, aos 110.236,71 pontos.
No cenário interno, nesta quarta-feira (28), Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda, anunciou a escolha de Tatiana Rosito e Fernanda Santiago para integrar sua equipe na Esplanada dos Ministérios.
"Ambas foram recomendadas pela carreira. Consultamos as áreas afeitas às funções que elas vão exercer porque essas duas funções são muito próximas a mim e exigem interface muito grande inclusive com outros ministérios"
O mercado também acompanha as negociações em Brasília em torno da formação completa da equipe de ministros do presidente Lula (PT). O petista tomará posse no domingo.
Ontem, o deputado Alexandre Padilha, futuro ministro das Relações Institucionais, disse que a senadora Simone Tebet (MDB) deu "sinalização positiva" ao convite de Lula para assumir o Ministério do Planejamento, mas ainda não houve um anúncio oficial.
De perfil moderado, o nome de Tebet tende a agradar ao mercado. O setor financeiro recebeu com desconfiança a indicação de Haddad para ministro da Fazenda, em meio a preocupações com a saúde fiscal do país.
Além disso, dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) para novembro apontaram a criação de 135.495 vagas formais de trabalho.
China em foco
Já no exterior, os mercados monitoram as notícias de reabertura do país após a flexibilização de restrições à covid-19, que tem sido acompanhada do aumento no número de casos e mortes pelo vírus.
A abertura chinesa alimenta o otimismo com as perspectivas de crescimento da segunda maior economia do mundo.
Porém, especialistas de saúde internacionais alertam que, com a mudança abrupta na política sanitária do país, a doença está se espalhando sem controle, o que pode impor risco à atividade econômica.
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.