Franquias faturam 8% a mais em 2015 com lojas pequenas e em cidades menores
O faturamento do setor de franquias atingiu R$ 139,6 bilhões em 2015, um crescimento de 8,3% em relação a 2014, quando foi de R$ 128,9 bilhões, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). O dado não leva em conta a inflação.
O número de redes que atuam como franquias no país aumentou 4,5%, passando de 2.942 a 3.073.
Em número de unidades, o crescimento foi de 10,1%, passando de 125.641 pontos, em 2014, para 138.343, em 2015.
O crescimento do setor, apesar da crise econômica, se explica pela criatividade dos empresários, segunda a presidente da ABF, Cristina Franco. "As redes passaram a apostar em formatos menores de negócios, inclusive para trabalho em casa, e em cidades de menor porte, algumas com menos de 50 mil habitantes."
As franquias empregaram 1,189 milhão de trabalhadores diretos em 2015, alta de 8,5% em relação ao ano anterior, com 90 mil novos postos de trabalho.
O Boticário é a maior
As maiores franquias do Brasil em número de unidades são:
- O Boticário;
- Subway;
- Cacau Show;
- Colchões Ortobom;
- AM PM Mini Market;
- Mc Donald's;
- Jet Oil;
- Kumon;
- BR Mania;
- e Wizard.
O Boticário tem mais de 3.000 unidades. O número de unidades das marcas não foi detalhado, mas, segundo a ABF, todas do ranking possuem mais de 1.000. pontos.
Nordeste e Centro-Oeste se destacam
O crescimento do setor se deu de forma mais acentuada nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, segundo a entidade. Dos 5.570 municípios brasileiros, cerca de 40% (2.243) têm franquias.
"As franquias são um sinal de desenvolvimento nas cidades. Quando elas chegam em cidades menores, a população local deixa de se deslocar para outros municípios para consumir produtos de marcas que são aspiracionais", diz Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF.
Acessórios e calçados
Os segmentos que mais cresceram em faturamento em 2015 foram os de acessórios pessoais e calçados, com alta de 12%, seguido por negócios, serviços e outros varejos (10%) e hotelaria e turismo (9%). Os valores absolutos não foram divulgados.
Em número de unidades, o de maior destaque foi o segmento de serviços automotivos, com alta de 27%. Na sequência, aparecem acessórios pessoais e calçados (22%), comunicação, informática e eletrônicos (13%) e negócios, serviços e outros varejos (13%).
Redes brasileiras no exterior
O estudo mostra que 28 marcas passaram a operar fora do Brasil em 2015, totalizando 134 redes brasileiras com presença no exterior. A participação de empresários em feiras e missões de negócio internacionais e as dificuldades atuais no mercado interno são fatores que impulsionam a internacionalização, segundo a entidade.
O mercado mais procurado é os Estados Unidos, com 37 marcas brasileiras, seguido de Paraguai, com 25, Portugal, com 21, e Argentina, com 16.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.