IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Franquia em casa custa a partir de R$ 3.600; veja 10 dicas para gerenciar

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/09/2015 06h00

As redes de franquias oferecem opções de negócio de baixo investimento para quem quer trabalhar em casa, as chamadas home based. Há opções como a Ahoba Viagem, com custo a partir de R$ 3.600, por exemplo, até negócios como o da Eventt, rede de marketing TV dentro de lojas, que exige capital inicial de R$ 41.930. 

Mas, embora a facilidade de tocar o negócio de casa possa ser um atrativo, para a empresa decolar e realmente trazer lucro, é necessário muito esforço, disciplina e organização, segundo especialistas ouvidos pelo UOL.

Para Helo Henne, personal organizer, e Felipe Lima, coach e professor da SouGenius, ter um negócio em casa requer reservar um espaço para o trabalho, ter foco e estabelecer metas, como em qualquer empresa. 

Veja, a seguir, dicas para manter uma franquia home based:

1. Tenha um ambiente próprio

Os dois especialistas são unânimes: é preciso ter um local destinado apenas às atividades de trabalho. "Ter um espaço organizado gera uma sensação de bem-estar e aumenta a produtividade. Equalize conforto e zelo", diz Lima.

2. Organize o material de trabalho

Veja tudo o que você vai precisar usar para trabalhar em casa, compre e ajeite os detalhes antes de começar as atividades. Na lista de Henne estão: gavetões, pasta suspensa, scanner, internet banda larga, telefone e cadeira ergométrica. "Você passará boa parte do tempo sentado. É preciso ter esse cuidado com a saúde", diz a especialista.

3. Vista-se adequadamente

Nada de trabalhar de pijama! Usar roupa adequada para o trabalho influencia no clima de profissionalismo, segundo os especialistas. "O vestuário, de uma maneira simbólica, aponta também a sua disposição para a atividade que vai executar", declara Lima.

4. Foque na atividade

A internet oferece um leque de distrações que precisam ser evitados para manter o foco no trabalho. "Ao longo da jornada mantenha as redes sociais e sites de entretenimento bem fechados", afirma Lima.

5. Estabeleça metas

Trace metas de produtividade e divida os horários para garantir uma hora de almoço tranquila e intervalos para descanso. "Se a pessoa é organizada, pode usar a hora do almoço para ir ao banco ou comprar algo, por exemplo", diz Henne.

6. Mantenha a privacidade 

Dê credibilidade ao home-office e preserve a privacidade dos assuntos da empresa. "Uma boa dica é a compra de um notebook, um chip de celular e uma linha telefônica exclusivos da empresa, para não misturar com assuntos de família", afirma Lima.

7. Liste as pendências

Escolha uma ferramenta como agenda, iPhone, Outlook ou caderno, que faça com que você tire as pendências e tarefas da cabeça e as centralize em um lugar confiável. "Utilize essa ferramenta para se planejar e antecipar seus problemas", afirma Lima.

8. Cuide da alimentação

O empreendedor que trabalha em casa normalmente conta apenas com ele mesmo para tocar o negócio. "Uma atitude de descaso com a alimentação vai deteriorar sua saúde e causar problemas futuros. Reserve, então, tempo para as refeições", declara Lima.

9. Trace uma rotina

Não deixe de viver! Ao trabalhar em casa, o empreendedor tende a achar que o trabalho não acaba nunca. "Organize a sua rotina para que tenha horários fixos para começar e parar. Afinal, por mais que você trabalhe, sempre ficará trabalho para o dia seguinte", diz Lima.

10. Saia às vezes

Normalmente, as empresas que mantêm funcionários trabalhando em casa, solicitam sua visita à empresa duas ou três vezes na semana para preservar o vínculo. No caso de um profissional autônomo ou dono do próprio negócio, é possível quebrar a rotina visitando clientes esporadicamente. "É uma forma de manter contatos, ver pessoas e sair um pouco de casa", afirma Henne.

Tetraplégico comanda franquia de camisetas nerds por sensor 

UOL Notícias