IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GM de São José dos Campos (SP) entra em greve contra demissões

Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo
Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

20/02/2015 11h05

Funcionários da GM de São José dos Campos, a 97 km de São Paulo, entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta sexta-feira (20) contra a demissão de 794 funcionários da empresa, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

O sindicato afirma que se reuniu na última quinta-feira com a GM. A empresa teria proposto lay-off (suspensão temporária de contratos de trabalho) de 794 funcionários por dois meses, sem garantia de que os empregos seriam mantidos após esse período, ou a demissão imediata desses trabalhadores.

Por meio de nota, a GM diz que não foi oficialmente informada pelo sindicato sobre a greve, "conforme determina a legislação vigente" e que "a decisão causou surpresa, pois a proposta apresentada pela GM foi deturpada pelo sindicato. Em função disso, a GM tomará as medidas legais cabíveis”.

A GM já havia aberto lay-off em setembro do ano passado para 798 trabalhadores, que voltaram ao trabalho no último dia 13.

Segundo o sindicato, esses trabalhadores têm garantia de emprego até o dia 7 de agosto.

A empresa também propôs um programa de demissão voluntária que começou no dia 2 de fevereiro, e teve seu prazo estendido até esta sexta-feira (20).

A unidade de São José dos Campos tem cerca de 5.200 trabalhadores, de acordo com o sindicato, e produz 300 veículos por dia, dos modelos S10 e Trailblazer.