Volks em São Carlos (SP) aprova corte de salários e jornada de trabalho
Os trabalhadores da fábrica da Volkswagen em São Carlos, a 232 km de São Paulo, aprovaram em assembleia no último domingo (27) a adesão ao PPE (Programa de Proteção ao Emprego). A montadora confirmou o acordo com o sindicato e disse que vai levar ao governo o pedido de inclusão no programa.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, a jornada de trabalho e o salário de todos os funcionários da fábrica serão reduzidos em 20%, mas a perda salarial será de 10%, porque o governo paga metade da redução. O PPE terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.
A fábrica da Volks em São Carlos produz motores.
Montadoras aderem ao PPE
O programa foi criado pelo governo como forma de evitar demissões em setores da economia que estão em crise. Ele permite que as empresas reduzam temporariamente a jornada de trabalho e o salário dos funcionários em até 30%.
Os funcionários não poderão ser demitidos durante o período que valer o PPE, e por mais um terço desse tempo, depois que o plano acabar.
Entre as empresas que já aprovaram o PPE, estão a Mercedes-Benz, a Ford e a própria Volkswagen, as três em suas fábricas no ABC paulista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.