IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Simulador ajuda a fazer IR 2013 e a pagar menos imposto

Do UOL, em São Paulo

15/03/2013 06h00

O UOL colocou à disposição de todos os internautas o DeclareCerto, um simulador gratuito de preparação e preenchimento da declaração do Imposto de Renda com o objetivo de orientar o contribuinte para evitar erros e conseguir obter todos os descontos possíveis, pagando menos imposto ou ganhando mais restituição, quando possível.

O sistema guia passo a passo o preenchimento da declaração, reduzindo o risco de se perder qualquer oportunidade de dedução (como gastos com empregada doméstica).

O serviço é feito a partir da visão do usuário. Por exemplo, em vez de preencher os rendimentos tributáveis, o contribuinte apenas informa se recebeu salário com carteira assinada, se tem empresa própria ou é autônomo. O sistema automaticamente separa o que é rendimento tributável ou não.

O programa da Receita Federal orienta os passos básicos apenas, como escolher entre o modelo simplificado e o completo de declaração. Mas há muito mais opções do que isso. Se as oportunidades de dedução não são preenchidas, de nada vale a simulação da Receita.

Para casais, por exemplo, há a opção de declaração em conjunto ou separada. Quem tem dependentes pode optar por incluí-los em sua declaração ou não.

Há casos em que é mais interessante que o dependente faça sua declaração separadamente, como no caso de um menor que recebe pensão judicial devido ao divórcio dos pais.

Casais com rendimentos de bens comuns (como aluguel de imóvel ou atividade rural em propriedade comum) podem dividir tais rendimentos ou têm a opção de colocá-los integralmente na declaração de um dos cônjuges.

Rendimentos atrasados, trabalhistas ou previdenciários, podem ser tributados na fonte ou não. Despesas médicas de fertilização, gravidez e parto podem ser lançadas tanto pela futura mãe quanto pelo futuro pai. As opções de declaração podem chegar a mais de 200.

O DeclareCerto analisa todas essas combinações  e apresenta o melhor jeito de fazer,  com o objetivo de conseguir o máximo possível de restituição do Imposto de Renda.

Além disso, como a legislação do Imposto de Renda é complexa, muitas pessoas caem na malha fina por desconhecimento, e não por terem tentado enganar a Receita.

O DeclareCerto faz essas simulações automaticamente. Depois, os dados preenchidos podem ser tranferidos para o programa da Receita e transmitidos pela internet.

O simulador é produzido pela DeclareCerto, fornecedora desse conteúdo para o UOL.