IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CNI pede 90 dias a mais para entrega do IR 2020 por causa do coronavírus

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/03/2020 15h05

O presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, enviou uma carta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto, pedindo uma ampliação de 90 dias no prazo de entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física).

Pela proposta, o prazo para entrega da declaração passaria de 30 de abril para 31 de julho. Outra entidade, o Sindifisco Nacional (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal) já havia pedido extensão do prazo, mas até 31 de maio, por causa da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a CNI, o período adicional é importante para que a economia volte à normalidade e para que os contribuintes tenham condições de obter todos os documentos necessários para preencher suas declarações de forma correta.

Na carta, a entidade afirmou que as restrições de movimentação e convívio social adotadas para combater o avanço do coronavírus podem causar dificuldades para o preenchimento correto das declarações e ter impactos financeiros negativos sobre as pessoas em função do preenchimento inadequado ou além do prazo da declaração.

"A medida tem o objetivo, sobretudo, de evitar uma sobrecarga para as diversas categorias profissionais que vêm se dedicando a garantir o regular funcionamento de atividades essenciais para que a sociedade brasileira consiga atravessar a grave crise que enfrenta, em decorrência da pandemia da covid-19", disse o presidente da CNI na carta.

O pedido se soma à proposta da CNI de adiamento, por 90 dias, do pagamento de todos os tributos federais das empresas e da apresentação das obrigações acessórias, enviada a autoridades do governo federal e do Congresso Nacional, em 18 de março.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.