CNI pede 90 dias a mais para entrega do IR 2020 por causa do coronavírus
O presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, enviou uma carta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto, pedindo uma ampliação de 90 dias no prazo de entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física).
Pela proposta, o prazo para entrega da declaração passaria de 30 de abril para 31 de julho. Outra entidade, o Sindifisco Nacional (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal) já havia pedido extensão do prazo, mas até 31 de maio, por causa da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a CNI, o período adicional é importante para que a economia volte à normalidade e para que os contribuintes tenham condições de obter todos os documentos necessários para preencher suas declarações de forma correta.
Na carta, a entidade afirmou que as restrições de movimentação e convívio social adotadas para combater o avanço do coronavírus podem causar dificuldades para o preenchimento correto das declarações e ter impactos financeiros negativos sobre as pessoas em função do preenchimento inadequado ou além do prazo da declaração.
"A medida tem o objetivo, sobretudo, de evitar uma sobrecarga para as diversas categorias profissionais que vêm se dedicando a garantir o regular funcionamento de atividades essenciais para que a sociedade brasileira consiga atravessar a grave crise que enfrenta, em decorrência da pandemia da covid-19", disse o presidente da CNI na carta.
O pedido se soma à proposta da CNI de adiamento, por 90 dias, do pagamento de todos os tributos federais das empresas e da apresentação das obrigações acessórias, enviada a autoridades do governo federal e do Congresso Nacional, em 18 de março.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.