PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

IR 2021: Veja como declarar dividendos e juros sobre capital de ações

Dividendos e juros sobre capital devem ser informados na declaração, mesmo que os valores sejam pequenos - Cris Fraga/Estadão Conteúdo
Dividendos e juros sobre capital devem ser informados na declaração, mesmo que os valores sejam pequenos Imagem: Cris Fraga/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, de São Paulo

24/04/2021 04h00

Quem investiu em ações no ano passado provavelmente recebeu dividendos ou juros sobre capital pagos pelas empresas que emitiram as ações. É importante ficar atento à forma de declarar esses proventos no Imposto de Renda.

Enquanto os dividendos são isentos de imposto, os juros sobre capital sofrem retenção de 15% de imposto na fonte, ou seja, antes do pagamento. Ambos devem ser informados na declaração, mesmo que os valores sejam pequenos. Veja nesta matéria como fazer.

Normalmente, o banco responsável pela escrituração das ações de uma determinada empresa envia aos acionistas um extrato impresso ou por meio eletrônico com os valores de dividendos e juros sobre capital pagos ao longo do ano. Para receber o extrato, seu cadastro na corretora onde você negocia as ações precisa estar atualizado.

Se você ainda não recebeu o extrato de proventos pagos em 2020, entre em contato com o departamento de relações com investidores da empresa, ou consulte o site da Bolsa de Valores, para descobrir qual é o banco escriturador das ações e solicitar o documento.

Como declarar os dividendos

Os dividendos são isentos de Imposto de Renda, mas devem ser declarados. Não confunda os dividendos com os juros sobre capital, outro tipo de remuneração das ações, que será explicada mais adiante.

Pegue o demonstrativo enviado pela empresa que você possui ações e localize no documento o campo "Rendimentos Isentos e não tributáveis". Lá estão informados os valores dos dividendos pagos no ano para as ações daquela empresa.

No programa da declaração do IR 2021, localize a ficha de mesmo nome, "Rendimentos Isentos e não tributáveis". Clique em "Novo".

Selecione o código "09 - Lucro e dividendos recebidos. Informe o "nome da fonte pagadora" e "CNPJ" da empresa que pagou o dividendo e o "valor" total pago em 2020.

Se você tem ações ON e PN de uma mesma empresa, informe na mesma ficha da declaração a soma dos dividendos dos dois tipos de ações. Clique em "OK" para concluir o preenchimento da ficha.

IR ações 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Repita esse processo para cada empresa que pagou dividendos em 2020.

Como declarar os juros sobre capital

Para declarar juros sobre capital, o processo é muito semelhante ao dos dividendos, mas a informação entra em outra ficha da declaração do IR 2021.

Pegue o demonstrativo enviado pela empresa que você possui ações e localize no documento o campo "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva". Lá estão informados os valores dos juros sobre capital pagos no ano passado para as ações daquela empresa.

No programa da declaração do IR 2021, localize a ficha de mesmo nome, "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva". Clique em "Novo".

Selecione o código "10 - Juros sobre Capital Próprio". Informe o "nome da fonte pagadora", "CNPJ" da empresa que pagou os juros e o "valor" total pago em 2020.

Se você tem ações ON e PN de uma mesma empresa, informe na mesma ficha da declaração a soma dos juros dos dois tipos de ações. Clique em "OK" para concluir o preenchimento da ficha.

IR ações 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Repita esse processo para cada empresa de quem você recebeu juros sobre capital no ano passado.

Se você tem mais dúvidas sobre como declarar ações, como preencher a ficha de "renda variável", a ficha de "bens e direitos" e pagar eventual imposto atrasado, veja nesta outra matéria, passo a passo, como preencher cada etapa do IR 2021.

PUBLICIDADE