Imposto de Renda 2023: Como declarar previdência privada?
Os investimentos feitos em planos de previdência privada ao longo do ano passado devem ser informados no Imposto de Renda 2023.
Como declarar PGBL
- Identifique se o plano é da modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Os dois tipos de previdência privada são informados de formas distintas no Imposto de Renda.
- Os investimentos feitos em planos do tipo PGBL têm um benefício fiscal. O valor pago pode ser deduzido da base de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% da renda tributável, desde que você escolha o modelo completo da declaração.
- O valor destinado ao PGBL deve ser informado na Ficha "Pagamentos Efetuados".
- Selecione o código 36 "Previdência Complementar".
- Informe o CNPJ da seguradora responsável pelo plano de previdência.
- Se você resgatou o plano ou já está recebendo o benefício, os valores retirados devem ser informados na declaração de acordo com o tipo de tributação.
- No plano com tributação progressiva, os saques entrarão na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica".
- No plano com tributação regressiva, informe as retiradas na ficha "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva".
Como declarar VGBL
- O plano de previdência do tipo VGBL não permite deduções da base de cálculo do Imposto de Renda e deve ser declarado como uma aplicação financeira.
- A modalidade deve ser incluída na ficha de "Bens e Direitos".
- Selecione o grupo 99 "Outros Bens e Direitos", sob o código 06 "VGBL - Vida Gerador de Benefício Livre".
- No campo "Situação em 31/12/2021", informe o valor total investido no plano VBGL até esta data.
- Em "Situação em 31/12/2022", preencha com o que foi pago durante o ano de 2022.
- No campo "Discriminação", informe o CNPJ da seguradora e as informações da apólice.
- Os rendimentos obtidos com o plano ao longo do ano passado não devem ser declarados porque o investimento não foi resgatado.
- Se você fez um resgate parcial ou total do VGBL, informe na ficha de "Bens e Direitos", no campo "discriminação", que houve o resgate e o valor. No campo situação em 31/12/2022, informe o valor de 2022 menos o resgate (siga os valores que estão no informe de rendimentos), ou coloque zero, caso tenha feito o resgate total do fundo.
- No caso de resgate ou recebimento de benefício, os rendimentos obtidos com o VGBL devem ser informados em outra ficha da declaração. Basta seguir as informações do informe de rendimentos fornecido pela instituição financeira.
- Se o seu plano tem regime de tributação progressiva, o rendimento será informado na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica". Caso o regime de tributação do VGBL seja regressivo, o rendimento entra na ficha "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva".
*A reportagem consultou Leonardo Oliveira, diretor executivo da NTW Resende, e Paulo Victor Vieira da Rocha e Mariana Gama Rodrigues, sócios da VRMA Advogados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.