IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Imposto de Renda 2023: Como declarar aluguel pago? Posso deduzir?

Orlando
Imagem: Orlando

Diana Ribeiro

Colaboração para o UOL, de São Paulo

26/04/2023 04h00

Despesas com aluguéis pagos em 2022 não podem ser deduzidas no Imposto de Renda. No entanto, a declaração dos valores na ficha de "Pagamentos Efetuados" é obrigatória.

O que você precisa saber

É obrigatório informar os valores de aluguéis pagos em 2022 no Imposto de Renda.

Quem não declarar o quanto pagou de aluguel, pode ser multado pela Receita em 20% do montante de aluguel que deixou de ser informado.

A Receita cruza os dados de inquilinos e proprietários. É assim que se verifica se houve sonegação de renda.

Apesar de ser obrigatório declarar os valores de aluguéis pagos, essa despesa não é considerada dedutível. Confira a lista completa de quais despesas podem ser deduzidas.

Quem recebe aluguel também é obrigado a declarar. Veja aqui as regras.

Há uma exceção

A única situação em que o aluguel pago permite reduzir a base de cálculo do imposto de renda é para o trabalhador autônomo que faz escrituração de suas despesas em livro-caixa.

Se o trabalhador autônomo paga o aluguel de uma loja ou espaço comercial, ou trabalha em casa, pode lançar essa despesa no livro-caixa e deduzir de suas receitas, comprovando que o aluguel se trata de um gasto essencial para o desempenho de sua atividade profissional.

Como declarar o aluguel pago

O valor total de aluguel pago no ano passado deve ser declarado na ficha "Pagamentos Efetuados".

Localize a ficha no menu lateral do programa do IR 2023 e clique em "Novo".

Selecione o código "70 - Aluguéis de imóveis".

Informe o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel e, em seguida, o nome da pessoa ou empresa.

No campo "descrição", informe detalhes do contrato de aluguel e do imóvel, se é uma casa ou apartamento, e o endereço.

Preencha o campo "valor pago". Atenção! Informe apenas o total de aluguéis pagos no ano passado. Se você também arca com despesas de condomínio e/ou IPTU, não some esses valores ao aluguel.

Clique em "OK" para concluir o preenchimento.

*Fonte: A reportagem consultou Diego Zacarias dos Santos, head de auditoria interna e assuntos regulatórios da Contabilizei

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.