IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tensão Rússia-Ucrânia, taxa de juros nos EUA: o que saber antes de investir

26/01/2022 09h15Atualizada em 26/01/2022 09h29

Assista ao vivo os destaques dos mercados hoje, com análises dos especialistas do PagBank Investimentos, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe diariamente, de segunda a sexta, às 9h30, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados e tire suas dúvidas sobre investimentos. O programa é apresentado por Marcio Lorega, gerente de Research e Economia, e Rodrigo Paz, analista gráfico sênior, ambos do PagBank.

Confira os principais temas do dia:

No dia de decisão de juros nos Estados Unidos, os mercados globais seguem atentos à fala do presidente do Banco Central Americano, Jerome Powell. O temor, que vinha derrubando as ações, se transformou em oportunidade com as bolsas americanas e as europeias em alta até o momento, nesta quarta-feira. Mas a volatilidade ainda seguirá, já que às 16h teremos o anúncio da taxa de juros americana e o comunicado do comitê de política monetária do Federal Reserve (FED) que deve dar mais clareza sobre o início da elevação dos juros e qual seria a intensidade na retirada de estímulos à economia. Vale lembrar que Powell vem mudando seu entendimento quanto à inflação, que já está acima de 7%. Enquanto isso, o VIX (considerado o índice do medo), está caindo 7,5%, demonstrando que as quedas recentes se tornaram oportunidades para buscar barganhas ao redor do mundo e aliviar os indicadores de venda.

As commodities e o preço do barril do petróleo estão em alta. O brent, que é referência para a Petrobras e grande parte das empresas petroleiras aqui no Brasil, está se aproximando dos US$ 89. O minério de ferro subiu forte na bolsa de Dalian.

O dólar está apresentando ganhos com as expectativas da decisão do FED e as tensões do conflito entre Rússia e a Ucrânia, que seguem nos holofotes e podem derrubar os mercados, se avançarmos para uma guerra.

Os investidores ainda deverão acompanhar a bateria de resultados corporativos do 4º trimestre nos Estados Unidos, com a divulgação do resultado das empresas, Boeing e AT&T antes da abertura dos mercados, enquanto Tesla e Intel divulgam números depois do fechamento.

No Brasil, a Bolsa teve um salto no dia de ontem e fechou em forte alta de 2%, com os investidores animados com as reduções de juros na China, que vem beneficiando as empresas de commodities e atrai investimentos estrangeiros interessados em proteção. Hoje as atenções se redobram, já que para países emergentes como o Brasil, a elevação de juros americano retira atratividade de ativos considerados mais arriscados. Outro ponto a se observar hoje é a divulgação do IPCA-15, a prévia da inflação, de janeiro.

Atenção ainda para o resultado das contas externas em dezembro apresentado pelo Banco Central.