Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

CDB, LCA ou LCI? Descubra de uma vez por todas qual rende mais dinheiro

Na semana passada, um cliente me contou que havia uma LCI no seu banco pagando 97% do CDI. Ele queria saber se esse era um bom investimento de renda fixa.

Nesse caso, sim, pois essa rentabilidade é muito mais alta do que a de qualquer título do Tesouro Direto e do que todos os CDBs que eu conheço no momento.

Como eu sei disso?

Como você faz para saber qual investimento rende mais, entre os de renda fixa, como o CDB, a LCA e a LCI?

É isso que eu explico na coluna de hoje. Sugiro que guarde esse artigo para consultar sempre que surgir a dúvida.

1. Entenda os três tipos de rentabilidade

O que confunde a comparação entre investimentos de renda fixa é o fato de que existem três formas diferentes de medir a rentabilidade: a forma prefixada, a pós-fixada e a híbrida.

O investimento prefixado é aquele cuja rentabilidade você já conhece antes de investir. Por exemplo, um CDB com rentabilidade de 11% ao ano.

O pós-fixado é aquele cuja rentabilidade é definida por um indicador de referência. Um CDB pós-fixado rende uma porcentagem do CDI, que é o indicador de referência. Ao investir, você não sabe qual será a sua rentabilidade exata. Sabe, apenas, que será, digamos, 100% do CDI. Sendo assim, se o CDI subir, seu ganho aumenta; se cair, seu ganho diminui.

E, por fim, o investimento híbrido é aquele cuja rentabilidade é composta por uma taxa prefixada e outra pós. Por exemplo, o Tesouro IPCA 2029 é um título híbrido. Ele rende, atualmente, IPCA mais 6,34%. O IPCA é um índice de inflação, que aqui serve como indicador de referência. Já os 6,34% são uma taxa prefixada.

Continua após a publicidade

2. Compare somente tipos iguais

Compare apenas um investimento prefixado com outro prefixado; um pós com outro pós, e um híbrido com outro híbrido.

Sendo assim, se um banco lhe oferece um título com rentabilidade de 110% do CDI (pós-fixado), e outro banco tem um que rende 11% ao ano (prefixado), não misture as duas coisas.

A escolha entre um pré e um pós não tem a ver com a rentabilidade maior, e sim com a sua necessidade.

Se a sua estratégia for correr o menor risco possível, com um título que você possa resgatar a qualquer momento, escolha um papel pós-fixado com liquidez diária.

3. Entenda o Imposto de Renda

Outro ponto que dificulta a comparação é o Imposto de Renda. A LCA e a LCI são investimentos isentos de IR, enquanto o CDB e o Tesouro, não.

Continua após a publicidade

E a comparação fica ainda um pouco mais chata quando sabemos que a alíquota de IR (do CDB e do Tesouro) é regressiva.

Quando você resgata esses investimentos em até 180 dias, o IR é de 22,5% sobre o rendimento no período. Quando resgata entre 181 e 360 dias, é de 20%; entre 361 e 720 dias, 17,5%; e acima de 720 dias, 15%.

Vamos tomar como exemplo um CDB que rende 100% do CDI e uma LCI que rende 85% do CDI. Qual rende mais?

Se você resgatar em mais do que 720 dias, o IR do CDB será de 15%. Logo, o CDB renderá 100% do CDI menos 15%, o que dá 85% do CDI. Nesse caso, o CDB e a LCI teriam exatamente o mesmo rendimento.

Mas, se você quiser resgatar o CDB antes de 720 dias, pagará um IR maior. Digamos que você faça o resgate em menos de 180 dias. Nesse caso, o IR será de 22,5%. Logo, o CDB renderá, apenas, 77,5% do CDI, enquanto a LCI continuará com o rendimento original dela, de 85% do CDI, já que é isenta.

Sendo assim, o que podemos concluir?

Podemos concluir que, se uma LCI ou LCA tiver uma rentabilidade acima de 85% do CDI, ela sempre ganhará de um CDB de 100% do CDI, não importa o prazo do investimento.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, basta você multiplicar a rentabilidade de um CDB por 0,85 para comparar com uma LCA ou LCI.

Um CDB, por exemplo, de 110% do CDI, você multiplica por 0,85 e dá 93,5% do CDI. Assim, para uma LCA ou LCI ganhar de um CDB de 110% do CDI em qualquer prazo, ela precisa render acima de 93,5% do CDI.

Então, a regra é a seguinte: para saber se o CDB rende acima de uma LCA ou LCI em mais de 720 dias, multiplique a rentabilidade do CDB por 0,85.

Para saber qual rende mais em um período entre 361 e 720 dias, multiplique a rentabilidade do CDB por 0,825. Para um período entre 181 e 360 dias, multiplique por 0,8. E, por fim, para um período de até 180 dias, multiplique por 0,775.

Resumindo

Deste artigo você precisa levar duas lições.

Continua após a publicidade

A primeira: compare somente prefixado com prefixado, pós com pós e híbrido com híbrido.

E a segunda lição: para saber se um CDB rende mais ou menos que uma LCA ou LCI, defina qual será o prazo do seu investimento. Depois, multiplique a rentabilidade do CDB pelo número correspondente ao prazo definido, de acordo com a tabela abaixo:

  • Até 180 dias: multiplicar por 0,775
  • De 181 a 360 dias: multiplicar por 0,8
  • De 361 a 720 dias: multiplicar por 0,825
  • Acima de 720 dias: multiplicar por 0,85

Utilizando a tabela acima, você sempre saberá quanto uma LCA ou LCI precisa render, no mínimo, para superar a rentabilidade de um CDB.

Alguma dúvida?

Sempre que tiver uma dúvida sobre investimento, me siga no Instagram e envie uma mensagem por lá!

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Deixe seu comentário

Só para assinantes