IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Decisões políticas sobre combustível devem impactar ações da Petrobras

Aumento nos combustíveis devem provocar pressão sobre Petrobras, e ações tendem a ficar muito instáveis no curto prazo - RODOLFO BUHRER/REUTERS
Aumento nos combustíveis devem provocar pressão sobre Petrobras, e ações tendem a ficar muito instáveis no curto prazo Imagem: RODOLFO BUHRER/REUTERS

Rafael Bevilacqua

11/03/2022 09h31

Esta é a versão online para a edição de hoje da newsletter Por Dentro da Bolsa. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Diante da disparada dos preços do barril de petróleo no mercado internacional, a Petrobras (PETR4) anunciou reajustes nos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha nas distribuidoras, com aumentos de 18,77%, 24,9% e 16%, respectivamente.

O aumento dos preços traz ainda mais pressão para a inflação, que, de acordo com estimativas anteriores à eclosão da guerra entre Rùssia e Ucrânia, já tendia a encerrar 2022 acima do teto da meta.

De olho no risco de disparada da inflação e na insatisfação generalizada com o atual nível de preço dos combustíveis, o Congresso retomou as discussões acerca de medidas capazes de fazer com que esses reajustes pesem menos no bolso do consumidor final.

Primeiramente, o Senado aprovou, na sessão de quinta-feira (10), por 61 votos a 8, um projeto que cria a Conta de Estabilização dos Preços dos combustíveis (CEP), um fundo com o intuito de conter a alta da gasolina e do diesel. A proposta também prevê a ampliação do auxílio-gás e a criação de um auxílio-gasolina para taxistas e motoristas de aplicativo, com valores que vão de R$ 100 a R$ 300.

Em adição a essa medida, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que altera as regras do ICMS que incide sobre os combustíveis.

A proposta tem como objetivo evitar o efeito cascata, ou seja, a reincidência de um mesmo tributo sobre um determinado produto ao longo da cadeia de produção. Assim, o ICMS incidirá uma única vez sobre os combustíveis.

Além disso, o texto zera, até o fim de 2022, as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins sobre diesel, gás de cozinha e biodiesel.

Essas medidas têm gerado controvérsia, mas se torna imprescindível discutir formas de manter os preços dos combustíveis em patamares que não sejam prejudiciais para a conjuntura macroeconômica no presente momento -desde que tais medidas não resultem em uma aceleração da deterioração das contas públicas brasileiras.

Todavia, avalio que a discussão não deve parar por aqui, e, diante dos excelentes resultados que têm sido reportados pela Petrobras, os lucros da estatal devem entrar na mira da classe política em breve. Sendo assim, as ações da companhia devem apresentar fortes oscilações de preço no curto prazo.

Leia no 'Investigando o Mercado' (exclusivo para assinantes do UOL Economia Investimentos): informações sobre os resultados da varejista Via no quarto trimestre de 2021.

Um abraço,

Rafael Bevilacqua
Estrategista-chefe e sócio-fundador da Levante

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.